terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Por um caminho de fé

11 outubro 2020 - 05h00
O sofrimento faz parte da existência humana. Mas ele não pode ser maior que a própria vida. Podemos dizer que é um recorte de uma realidade, não ela toda. Quem já não passou por dias difíceis na vida?! Quem já não enfrentou situações desesperadoras e chegou a pensar que seria o fim? Algumas vezes as lutas parecem maiores que nós. Diante desses "gigantes", que atravessam os nossos caminhos, muitas vezes ficamos fragilizados, achando que não vamos conseguir atravessar o "vale da desolação". Essa é uma forma natural e bem humana de reagirmos aos problemas da vida. Mas, por um momento, procure se lembrar de uma fase difícil que enfrentou. Certamente, no primeiro momento, você pensou que não conseguiria suportar tanta dor. Todavia, teve que ser forte, corajoso(a), rumo aos desafios que se apresentavam. Embora nos sintamos incapazes de enfrentar determinados problemas, podemos ser mais fortes do que imaginamos, quando a nossa força vem de Deus! Isso aconteceu com o apóstolo Paulo que, apesar de grande e experiente na vida cristã, nunca deixou de ser humano. Paulo estava relatando uma situação bastante difícil que tinha enfrentado. Em II Coríntios 1:8, ele diz francamente - "Eu acho que vocês devem saber, amados irmãos, que tempos difíceis nós atravessamos na Ásia. Fomos realmente esmagados e oprimidos, e tivemos medo de não conseguirmos sobreviver. Sentimos que estávamos condenados à morte e percebemos como éramos fracos demais para socorrermos a nós mesmos; isso, porém, foi bom, porque assim nós colocamos tudo nas mãos de Deus, o Único que poderia salvar-nos..."
As tribulações da vida podem-nos levar para um caminho melhor - o de nos entregarmos completamente aos cuidados de Deus, depositando todas as nossas expectativas e confiança apenas Nele. Foi o que fez o apóstolo Paulo. Ele se lembrou de situações desesperadoras do passado das quais Deus o livrara. Esse memorial de experiências com Deus o conduzia para um caminho de fé. E Deus mais uma vez provou que é fiel, livrando Paulo da morte. Devemos nos lembrar, entretanto, de que o consolo de Deus não vem sempre acompanhado da solução definitiva do problema. É possível sentir paz, alegria, apesar do sofrimento, porque temos a certeza de que Deus está conosco, trazendo consolo através do Seu Espírito Santo e guiando a nossa vida. 
Quando vêm as tribulações, muitas vezes nos sentimos como se Deus nos tivesse abandonado. Parece que Ele se esqueceu de nós, que é o fim. Pensamos - "se Deus me ama, por que está permitindo tanto sofrimento?" Deus não é sádico. Ele não permite que sejamos provados além do que podemos suportar. Comece a louvar o Senhor hoje, ainda que seus problemas sejam difíceis; ainda que você não veja uma saída imediata para o que está enfrentando. Há esperança e saída para você em Deus. Se Ele está permitindo essa tribulação é porque Ele tem um propósito. Que possamos dizer como o apóstolo Paulo: "Que Deus Maravilhoso nós temos! Ele é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, a fonte de toda a misericórdia, e Aquele que tão maravilhosamente nos conforta e fortalece nas dificuldades e provações! E por que Ele faz isso? Para que, quando outros estiverem aflitos, necessitados da nossa compaixão e do nosso estímulo, possamos transmitir-lhes essa mesma ajuda e esse mesmo consolo que Deus nos deu". (II Coríntios 1:3-4) Saibamos reconhecer a ação de Deus em nossas vidas!