sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Quando tudo parece perdido

25 abril 2020 - 23h59
Na vida passamos por muitos momentos difíceis. Há fases que parecem intermináveis. Temos a sensação de que aquilo que estamos vivendo não vai passar. Sim, algumas vezes as lutas parecem maiores que nós. Diante desses "gigantes", que atravessam os nossos caminhos, pensamos, muitas vezes, em retroceder ou desistir. Essa é uma forma natural e bem humana de reagirmos aos problemas da vida; principalmente, quando tudo parece perdido. Vêm o desânimo, a desesperança e a tristeza! Todavia, Deus nos ensina a suplantarmos o natural para vivermos o sobrenatural. Isso aconteceu, inclusive, com o apóstolo Paulo que, apesar de grande e experiente na vida cristã, nunca deixou de ser humano. Paulo estava enfrentando uma situação bastante difícil. Em II Coríntios 1:8, ele relata - "Eu acho que vocês devem saber, amados irmãos, que tempos difíceis nós atravessamos na Ásia. Fomos realmente esmagados, oprimidos, e tivemos medo de não conseguirmos sobreviver. Sentimos que estávamos condenados à morte e percebemos como éramos fracos demais para socorrermos a nós mesmos; isso, porém, foi bom, porque assim nós colocamos tudo nas mãos de Deus, o Único que poderia salvar-nos..."
As tribulações da vida podem-nos levar para um caminho melhor - o de nos entregarmos completamente aos cuidados de Deus, depositando todas as nossas expectativas e confiança apenas Nele. Foi o que fez o apóstolo Paulo. Ele se lembrou de situações desesperadoras do passado das quais Deus o livrara. Esse memorial de experiências com Deus o conduzia para um caminho de fé. E Deus mais uma vez provou que é fiel, livrando Paulo da morte. Devemos nos lembrar, entretanto, de que o consolo de Deus não vem sempre acompanhado da solução definitiva do problema. Muitas vezes isso é um processo! No sofrimento podemos ter a certeza de que Deus está conosco, trazendo consolo e forças através do Seu Espírito Santo. 
Nas tribulações, chegamos a pensar que Deus nos abandonou, que não se importa conosco. Parece que Ele se esqueceu de nós e que é o fim. Pensamos - "se Deus me ama, por que está permitindo tanto sofrimento?" Deus não é sádico. Ele não permite que sejamos provados além do que podemos suportar. E tudo o que Ele permite tem um propósito maior, ainda que não consigamos enxergar isso no momento da dor. Comece a louvar o Senhor hoje, ainda que os seus problemas sejam difíceis; ainda que você não veja uma saída para o seu problema agora. Há esperança para você em Deus. Se você se mantiver crendo e confiando no Pai, vai encontrar consolo, forças, sustento, aprendizados e propósito na tribulação pela qual está passando! Que você possa dizer como o apóstolo Paulo: "Que Deus Maravilhoso nós temos! Ele é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, a fonte de toda a misericórdia, e Aquele que tão maravilhosamente nos conforta e fortalece nas dificuldades e provações! E por que Ele faz isso? Para que, quando outros estiverem aflitos, necessitados da nossa compaixão e do nosso estímulo, possamos transmitir-lhes essa mesma ajuda e esse mesmo consolo que Deus nos deu". (II Coríntios 1:3-4) Aprendamos a reconhecer a ação de Deus em nossas vidas em qualquer situação!