quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Um dia de cada vez

15 agosto 2020 - 23h59
Nesses tempos de coronavírus, em que temos que lidar com tantas incertezas e com o desconhecido, é até comum ficarmos preocupados em certo grau. Mas, quando esse quadro fica fora de controle, é necessário buscar ajuda e tratamento. Jesus falou sobre a ansiedade. E, nesse sentido, foi categórico - "Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades". (Mateus 6:34) Foi o que Ele ensinou. Se assim Ele ensinou é porque podemos ter controle sobre os sentimentos ansiosos antes que eles se transformem em doença. Se dermos conta do dia de hoje já podemos estar satisfeitos. Mas nem sempre agimos assim. Ficamos preocupados com o futuro - se vamos estar empregados, ou não; se conseguiremos pagar as contas em dia; se nos aposentaremos, ou não; se teremos como nos manter na velhice; se nossos filhos estarão bem; se conseguiremos dar suporte aos nossos pais idosos; se deixaremos um legado para as próximas gerações; se conseguiremos sobreviver diante desse quadro de pandemia; enfim, as preocupações podem ser muitas e as mais variadas possíveis, o que acaba gerando um quadro de ansiedade, visto que não conseguimos carregar uma carga tão pesada. Você já deixou de dormir, preocupado com alguma situação difícil que teria que enfrentar no dia seguinte? Já teve uma alteração na pressão arterial decorrente da ansiedade? Já se viu desconcentrado ou agitado, matutando uma saída para um problema, aparentemente insolúvel? Ao ficarmos ansiosos perdemos o controle da situação. A pessoa em estado de ansiedade não consegue enxergar uma solução para o problema que a aflige. Ela não consegue se organizar mental e emocionalmente para enfrentar a crise. O que fazer quando sentimentos ansiosos vierem? 
Em Filipenses 4:6-7, o apóstolo Paulo ensina o caminho: "Não se preocupem com nada; mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus". A primeira lição a ser aprendida, de acordo com esse texto, é que a ansiedade e o excesso de preocupação não cabem na vida de um cristão. Temos um Pai que nos ama e cuida de nós; por que temos que viver cheios de preocupações? Devemos, então, abrir o coração e expor ao Senhor todas as nossas necessidades. Simples assim! Dizer para Ele, objetivamente, aquilo de que precisamos. Vamos concentrar também a nossa mente na gratidão e no contentamento. Se olharmos ao redor, por mais difícil que esteja a situação, há sempre algo pelo qual podemos estar contentes e agradecidos a Deus. Parece que, quanto mais pensamos em um problema, mais difícil fica encontrarmos uma solução. Muitas vezes um afastamento temporário do problema pode-nos dar mais clareza sobre ele e trazer à luz possíveis soluções. Vamos declarar as coisas pelas quais podemos agradecer. Comecemos as nossas orações louvando a Deus e agradecendo por aquilo que Ele é e faz. Isso já cria em nós um estado mental e espiritual diferente! Permitamos também que Jesus nos mostre o que fazer (o caminho) para uma solução criativa. Deus não quer que vivamos em uma guerra interior, bombardeados por preocupações. Ele é um Pai amoroso e cuidadoso! Quando confiamos, descansamos; assim, o nosso interior experimenta a paz que excede a todo entendimento humano. Deixar de se preocupar não significa deixar de agir. Entregamos as preocupações ao Senhor e, agora, receberemos a sabedoria divina para lidar com os problemas. Há situações em que precisamos apenas esperar. E isso também é difícil. Algumas vezes (na maioria delas) será necessário agir efetivamente. A cada dia, através da oração, entreguemos a Deus tudo o que nos aflige, e descansemos, pois Deus está cuidando de nós. Um dia de cada vez é o que podemos suportar.