quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Valorize o percurso

15 agosto 2021 - 05h00

Acabamos de acompanhar os jogos olímpicos em que todos os participantes, certamente, deram o seu melhor, com o objetivo de conquistar uma medalha. E a mais cobiçada é sempre a de ouro. Mas, como é comum nas competições, há sempre os vencedores e os perdedores. E nós não gostamos de perder! Bom seria se todos pudessem ganhar! Os vencedores ganham medalhas, prêmios, fama, patrocínios; tornam-se celebridades! E os perdedores continuarão batalhando para um dia estarem também no topo. Nesse contexto; especialmente, nessas olímpiadas, ouvimos técnicos e atletas falando sobre a importância do percurso. Não se trata só de ganhar, embora todos queiram isso; mas também de valorizar as trajetórias. Houve uma árdua e desafiadora caminhada para cada atleta, cada time, cada equipe técnica. Alguns, diante de tantas dificuldades, chegaram a pensar em desistir. Como foi o caso da Rebeca Andrade, que graças ao incentivo da mãe, Rosa Santos, perseverou. Outros, de fato, desistiram de participar de algumas competições, para as quais haviam se preparado, por terem chegado ao limite. Como foi o caso da Simone Biles que desistiu da final por equipes para cuidar melhor de sua saúde mental. Houve aqueles que eram favoritos, mas não chegaram ao pódio olímpico. E vimos as lágrimas de muitos rolando pela face, como se tivessem fracassado, ou como se pedissem desculpas por não terem conseguido a vitória. Creio que precisamos, enquanto seres humanos, atletas ou não, aprender a valorizar a nossa trajetória, a nossa história, sem nos cobrarmos tanto assim! 
Thomas Edison é um bom exemplo de alguém que valorizou o percurso. Ele queria inventar alguma coisa que pudesse armazenar eletricidade. Repetidas vezes - na realidade, milhares de vezes - ele falhou. Mas continuou tentando até que, finalmente, obteve sucesso. Alguém lhe perguntou: "Você não fica desanimado quando precisa fazer tantas experiências antes de alcançar algum resultado?" "Resultados?", Thomas respondeu. "Por quê? Eu obtive uma série de resultados! Agora conheço milhares de coisas que não vão funcionar". Thomas não ficou desanimado por não obter resultados imediatos. Talvez por isso ele seja o pai de quase 1.300 invenções, incluindo o fonógrafo, o cinema, o microfone, a lâmpada, e o transmissor que tornou possível a ligação telefônica.
Muitas vezes nos sentimos desanimados durante os percursos desafiadores da vida e do denominado "fracasso". Então, pensamos: "Ah!, se alguém pudesse interferir e tirar essas dificuldades pelas quais estou passando!" Pensamos em desistir de nossos objetivos, achando que nada vai mudar na nossa vida, pois tudo o que sonhamos e planejamos parece difícil de ser alcançado ou realizado. Parece que nunca conseguiremos superar esses momentos difíceis. Todos nós passamos por isso. Até os grandes homens de Deus já se sentiram desanimados alguma vez na vida. Jesus Cristo afirmou que aqui na Terra passaríamos por muitos sofrimentos e tristezas; mas deveríamos ter bom ânimo e seguir em frente. (João 16:33) Mesmo nos sentindo desanimados, muitas vezes esmagados, não podemos parar de caminhar, porque um dia as coisas vão mudar. Persevere no propósito! É só uma questão de tempo! "Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo, procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança". (Romanos 15:4) As cobranças, as pressões, os desafios, existem em todos os níveis da vida. Queremos ganhar e vencer - isso é uma realidade! Todavia, seríamos mais felizes se considerássemos também o valor das trajetórias!