quinta-feira 01 de outubro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Cultura

Grupo Contadores de Mentira realiza hoje despedida da sede em Suzano

Evento que inicia às 20 horas, terá apresentação da obra "O Incrível Homem Pelo Avesso" como despedida do espaço

05 julho 2018 - 23h55 Por De Suzano
O grupo Contadores de Mentira anunciou, em maio, o fechamento de sua sede no Parque Maria Helena por falta de recursos para realização das atividades, manutenção e a locação da casa. Nesta sexta-feira (6), às 20 horas, o grupo realiza uma ação simbólica do fechamento oficial do espaço com a apresentação da obra "O Incrível Homem Pelo Avesso".
 
A obra que fala sobre Canudos e a luta dos canudenses pela sua terra, foi a ação escolhida pelos Contadores para encerrar as atividades da sede localizada na Avenida Major Pinheiro Froes, na altura do número 508, em Suzano, onde o grupo estava desde 2012. 
 
No espetáculo, conta também os relatos e memórias de algumas figuras ícones na comunidade de Canudos (uma obra histórica e poética que reconta um massacre de mais de 25 mil pessoas). 
 
Grupo
Os Contadores de Mentira estão em Suzano desde 1995, há 23 anos desenvolvem um trabalho de formação cultural e cidadã na cidade, além de ser o mais forte espaço cultural da cidade no que se refere à circulação de obras e coletivos artísticos. 
 
Mais de 300 espetáculos, shows musicais, palestras, vivências, debates e oficinas foram realizados em mais de cinco anos de existência. 
 
O Teatro Contadores de Mentira é um espaço de assentamento e resistência cultural, um dos mais importantes espaços culturais do Estado de São Paulo, por onde passaram coletivos de todas as regiões do estado, do Brasil e de diversos países; além de milhares de pessoas atendidas que reconhecem o espaço como um importante território do fazer cultural. 
 
O fechamento das portas da atual sede não significa o fim das atividades do grupo, nem como pesquisadores e fomentadores da arte e cultura na cidade.  Já em agosto os Contadores preparam a 3ª edição do festival "E(s/x)tirpe - Encontro para Celebração e Rito”, que já conta com vários artistas e grupo confirmados. 
 
Além disso, os Contadores de Mentira convidam a todos para celebrar este momento tão simbólico na história do grupo, que abrirão pela última vez as portas desta casa para o festejo, encontro e rito. “Agradecemos a todo o público que colaborou para a vida e efervescência da nossa casa nesses quase seis anos”, enfatizou a gestora e atriz do grupo Daniele Santana.

Leia Também