quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Artista plástico suzanense Frelembra prêmios carreira

Pedro Neves representou Suzano em evento na Espanha e participou do programa do ‘Perdidos na Noite’ em 1984

08 fevereiro 2020 - 22h00Por de Suzano
O artista plástico suzanense, Pedro Neves, comemora em 2020, trinta e nove anos de carreira e comentou com a reportagem as conquistas durante o período, como a vez em que participou do programa do Faustão, o antigo "Perdidos na Noite", ou quando representou Suzano em uma mostra de arte na Espanha.
 
A carreira de Neves começou em 1981, mas desde os 7 anos de idade desenhava. 
 
Logo após ser demitido de seu emprego como metalúrgico, Neves decidiu investir em seu sonho, e em 1981 começou a realizar as primeiras exposições pelo Alto Tietê. 
 
Em 1984 sua arte começou a ser reconhecida. Foi convidado para participar do extinto programa do apresentador Faustão, o "Perdidos na noite". 
 
Neves chegou a representar Suzano em um evento na Espanha, expondo as suas obras e sendo reconhecido. O artista afirma que sua vida é baseada na arte.
 
"Pintar para mim é como respirar. É respeitar as pessoas e o meio ambiente e ser grato às pessoas que estão sempre do seu lado te apoiando sempre, e acreditar sempre em um País melhor para todos, caminhando juntos", comenta Neves.
 
Conquistas
Neves recebeu muitos prêmios em sua carreira. Entre eles está a conquista de 1º lugar no Salão Acadêmico, em Ferraz de Vasconcelos, com a obra "O Caçador"; e o 1º lugar no Salão Acadêmico e Contemporâneo de Suzano, na modalidade acadêmica, com a obra "Amazônia: Pulmão do Mundo".
 
Neves também ministra aulas extras para os alunos em um colégio de Suzano. 
 
Os proprietários da escola, Marcos Marques e Rosa Funchal, que também é artista plástica, liberam o mural da escola para o artista publicar seus trabalhos. “Eles (os proprietários da escola) pensam em um tema e eu desenvolvo para publicar no mural do colégio”, conta. 
 
Artista
 
Pedro Neves tem 65 anos de idade e há 45 mora em Suzano. 
 
O artista é casado com a Teresa Afonso, com quem tem um filho, chamado Anderson e oito irmãos. Natural de Miracica Garanhuns, em Pernambuco, migrou para São Paulo aos 4 anos de idade.
 
Sobre sua vida dedicada as artes plásticas, Neves afirma que vive para isso. 
 
"Quero viver exclusivamente da arte, só dela. É o meu combustível para viver, quero poder passar esse dom para outros e ajudar", diz.