terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Contadores de Mentira recebem hoje o espetáculo teatral 'Urubus no Ar'

Obra, inspirada no movimento cinematográfico Film Noir, mostra estética que utiliza as sombras durante a apresentação

17 março 2018 - 06h00Por De Suzano
O Teatro Contadores de Mentira recebe neste sábado (17), às 20 horas, a Cia. Quase Cinema de Taubaté, com o espetáculo de sombras “Urubus no Ar”. A classificação é livre e os ingressos são no estilo colaborativo.
 
Esta é a segunda vez que a companhia teatral se apresentará no espaço suzanense, dessa vez com o apoio do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo.
 
Para inspirar a pesquisa da linguagem do cinema “Noir”, a companhia de Taubaté trouxe a história “Urubus no Ar”, que conta a trama de um crime muito semelhante aos acontecimentos recentes no cenário político brasileiro. A peça apresenta uma estética que utiliza as sombras para revelar a miséria do coração humano.
 
São usados durante a apresentação bonecos bidimensionais e recursos do teatro de sombras, além de técnicas de animação para despertar no espectador a curiosidade da característica da cena e dinamismo à representação.
 
História
O réu aguarda sua sentença, dois mortos e um segredo roubado. Corrupção, farsa, assassinato e traição marcam este espetáculo que revela a fraqueza do homem que na ânsia pelo poder manipula tudo - até mesmo você. 
 
Grupo
A Cia. Quase Cinema formada desde 2004, nasceu do encontro de diferentes linguagens artísticas; artes cênicas, artes plásticas, cinema, performance e dança. 
 
O teatro de sombras surgiu como possibilidade de expressão, uma arte milenar para atrair crianças e adultos. O tradicional teatro de sombras chinês montam diferentes suportes, novas fontes de luz e espaço cênico como elemento complexo e a cidade como parte da obra.
 
Além disso, o grupo também aborda espetáculos teatrais para o espaço urbano e incorporam a arquitetura como cenário. 
 
O grupo já esteve em festivais na Alemanha, Macedônia e fez apresentações em campos de refugiados na Grécia. Atualmente produz o Festival Internacional de Teatro de sombras (FIS), que está na IV edição.
No Brasil, destaque também na participação no Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (Fiac).
 
Serviço
O Teatro Contadores de Mentira, fica localizado na Avenida Major Pinheiro Fróes, 530, Parque Maria Helena em Suzano. Informações pelo telefone (11) 4759-0482.