sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Escritor Peter Gomes lançará livro sobre a história de Ferraz

Obra está em fase de redação e editoração. A previsão é que livro fique pronto em junho de 2020

27 dezembro 2019 - 19h23Por Daniel Marques - de Ferraz
Previsto para ser lançado em 2020, o livro "Tanquinho, Romanópolis, Ferraz - A história de Ferraz de Vasconcelos", do escritor e cineasta Peter Gomes, resgatará fatos da quarta cidade mais populosa do Alto Tietê desde os primórdios até os dias atuais.
 
A obra, que é fruto de mais de dez anos de pesquisas, está em fase de redação e editoração eletrônica. Para realizá-la, o escritor contou com a ajuda do fotógrafo Expedito Maciel. A expectativa é que o livro esteja pronto em junho. 
"Fizemos uma pesquisa profunda, cruzando vários registros e depoimentos de antigos moradores. Também usamos documentos de fontes como o Arquivo do Estado de São Paulo, livros de história de municípios aos quais as terras de Ferraz de Vasconcelos já pertenceram, como Poá, Mogi das Cruzes e São Paulo", conta Peter Gomes. 
 
O livro resgata fatos da cidade desde o início, quando era uma passagem de tropeiros. O escritor diz que muitos fatos que estarão na obra nunca foram contados em nenhum outro livro sobre o município.
 
Vários exemplares serão distribuídos em escolas de Ferraz. A obra também terá uma versão digital disponibilizada na internet, para democratizar o acesso da população.
 
Cronologicamente
 
A história começa nos primórdios, passando pelas visitas do bandeirante Fernão Dias Paes, o "governador das esmeraldas", e prossegue falando sobre o período de industrialização e emancipação político-administrativa. A obra também falará brevemente sobre os prefeitos que comandaram a cidade.
 
"Nos primórdios, o município era chamado de Tanquinho por causa de um lago. Com o passar do tempo e chegada de imigrantes italianos, o município tornou-se conhecido como Romanópolis e passou a utilizar o nome Ferraz de Vasconcelos após a popularização do nome da estação de trens", explica Peter.