quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Escritora mogiana lança livro 'Chape: Solidariedade que vai além do campo'

Jornalista Tatiane Cordeiro realizará divulgação da obra no Centro Cultural de Mogi no mês de agosto

21 julho 2018 - 22h41Por Amanda Moreira - de Mogi
A obra “Chape: Solidariedade que vai além do campo”, da jornalista Tatiane Cordeiro, retrata a história e solidariedade da cidade de Chapecó em Santa Catarina. O livro também retrata em um dos capítulos o trágico acidente de avião envolvendo o time de futebol Chapecoense, em 2016.
 
A obra, que contém 114 páginas, divididas em três capítulos, começou a ser planejada no ano passado, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), quando a autora estava em seu último período no curso de jornalismo pela faculdade de Rio Branco em São Paulo. 
 
“A proposta do livro é sair do que já foi narrado e abordar Chapecó como uma narradora protagonista, ou seja, dar vida para a cidade, principalmente por ela ser centenária. Com isso, quando fui entregar o projeto, a ideia da construção de um livro-reportagem ficou em evidência”, afirma Tatiane.
 
Dentre os capítulos divididos sobre o município centenário, a escritora não deixou de abordar também além das histórias, culturas, tradições, costumes e personagens, uma entrevista perfil que retrata a história de vida de uma pessoa em cada capítulo do livro. 
 
Uma dessas entrevistas foi com o jornalista Rafael Henzel, um dos sobreviventes do acidente com voo da Chapecoense. 
 
“A entrevista aconteceu seis meses após o acidente e ele contou sobre a tragédia e o milagre em ter sobrevivido. Foi muito importante poder realizar este capítulo tendo ele como entrevistado”, descreve.
A autora viajou duas vezes na cidade catarinense e acabou descobrindo a paixão dos chapecoenses e a solidariedade que ultrapassa o campo de futebol. 
 
O município que passa os 200 mil habitantes e é a capital da agroindústria e turismo, contém histórias de vida e superação e foi a partir disso, que a jornalista descreve no livro que teve duração de um ano para ser finalizado. “Fiquei quase 30 dias na casa de uma chapecoense e me senti muito acolhida e grata por realizar este projeto em minha carreira jornalística”, conta.
 
Após conclusão do Trabalho de Conclusão de Curso aos orientadores, a escritora apresentou o projeto em janeiro deste ano pela editora In House, onde realizou neste mês, o primeiro lançamento na Biblioteca Municipal de São Paulo com a presença de familiares e convidados, como o próprio prefeito de Chapecó Luciano Buligon (PSB). “Foi uma surpresa muito grande e não esperava receber sua presença no lançamento”, conta animada.
 
Lançamento no Alto Tietê
 
Como forma de lançar seu projeto na região, a escritora realiza no dia 21 de agosto, às 19 horas no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, o segundo lançamento do livro, com entrada gratuita.
 
Para os interessados em adquirir a obra, através do site da editora In House. O valor é R$ 35.