sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Estação Mogi terá distribuição gratuita de livros nesta segunda-feira

Na ação, que celebra o Dia Mundial do Livro, usuários poderão ter livros autografados pelos escritores

20 abril 2018 - 12h00Por de Mogi

Para comemorar o Dia Mundial do Livro, nesta segunda-feira, dia 23, cerca de 500 exemplares serão distribuídos para os usuários que passarem pela Estação Mogi das Cruzes, na Linha 11-Coral, das 10 às 13 horas. Além disso, alguns escritores estarão no local autografando e distribuindo gratuitamente seus títulos.

A ação é realizada pelo Lions Club Mogi Itapety, parceiro da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no projeto Livro Livre, de inventivo à leitura. Na ocasião, cerca de 12 voluntários participaram da distribuição e arrecadação de novos volumes, já que os usuários também poderão doar títulos que já tenham lido, entrando nessa corrente que visa estimular o hábito de ler.

É o caso do João Anatalino, escritor de romances históricos e didáticos. Nesta edição, o autor doará, entre outros, um livro de programação neorolinguística. João, que tem 12 obras publicadas, afirma que “divulgar a literatura em um país que lê pouco é muito importante. Nosso trabalho é procurar incentivar a população a ler cada vez mais”. Segundo ele, o livro que vai ser doado ensina o leitor a trabalhar o cérebro, eliminar fobias, medos e obter um melhor desempenho na vida.

Os exemplares que serão distribuídos, foram arrecadados em diversos pontos de coletas na região do Alto Tietê. Os temas são bem variados, entre romances, religiosos, infantis e didáticos. Todos, de alguma forma, estimulam a leitura. Para Maria Amélia Rodrigues, voluntária do projeto há 19 anos, “o principal objetivo é incentivar as pessoas a lerem. É a oportunidade delas compartilharem e terem acesso a novas histórias”.

Segundo dados da Associação Pró-Livro, a justificativa para 32% das pessoas não lerem é a falta de tempo. Dentre os leitores, 43% fazem compras de novos livros. Para incentivar a leitura e fomentar o compartilhamento de livros, a CPTM promove em suas estações o projeto Livro Livre.

Livro Livre

Desde 2006, a CPTM realiza o projeto que já distribuiu mais de 200 mil volumes neste período. A iniciativa é inspirada no BookCrossing, prática baseada em três pilares: “Ler, Registar e Libertar”. A iniciativa foi concebida nos Estados Unidos em 2001, pelo programador Ron Hornbaker, que lançou o site www.bookcrossing.com. Desde então, o movimento tem crescido exponencialmente, tornando-se global. Atualmente, 132 países estão engajados na ação, com quase 11,6 milhões de livros registrados e 1,6 milhões membros.

Dia Mundial do Livro: instituído pela Unesco, 23 de abril foi escolhido pois marca o nascimento e morte Willian Shakespeare, a morte de Miguel Cervantes e o nascimento de Vladimir Nabokov, importantes nomes da literatura internacional. Além disso, o dia foi definido para estimular a reflexão sobre a leitura e fazer com que as pessoas descubram o prazer de ler.