sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Grafite, poesia e plantio de árvores dão vida nova ao Miguel Badra

Segunda edição do Festival Literatura e Paisagismo – Revitalizando a Quebrada agita a periferia neste sábado e domingo (14 e 15/08)

13 agosto 2021 - 12h52Por de Suzano

Grafite, poesia e plantio de árvores. Esta é a combinação que vai movimentar a região do Miguel Badra Baixo e Alto, em Suzano, neste fim de semana, quando acontece a segunda edição do Festival Literatura e Paisagismo – Revitalizando a Quebrada. A iniciativa do escritor Ademiro Alves, o Sacolinha, conta com o patrocínio do Programa de Ação Cultural (ProAC LAB).

Depois da capinação das calçadas, limpeza e pintura dos muros realizadas durante a semana, os locais que abrigarão a intervenção receberão neste sábado (14) e no domingo (15) os grafites de poesia nas paredes e plantio das mudas de árvores nas calçadas dos vizinhos que autorizaram.

Serão realizados cinco saraus por dia, totalizando dez, com o apoio de um carro de som. A duração de cada será de cerca de 1h30 e 2h e acontecerão nos locais que estarão recebendo os grafites. Paralelamente às intervenções artísticas, o Instituto Agroterra na Comunidade fará o plantio das árvores e a distribuição de 50 mudas de hortaliças e de árvores para a população que transitar pelo local. 

“Não estamos divulgando os endereços, pois a intenção não é atrair a população de fora. A ideia é atingir apenas o público local, que está indo ao mercado, à feira ou circulando pelos espaços, a pé ou de carro”, destaca Sacolinha. 

A ação contará com a participação de 20 artistas, sendo 10 por dia e 5 por período (manhã e tarde). Essa distribuição e a não divulgação dos endereços se devem às medidas de proteção contra o coronavírus. Entre os nomes confirmados estão Ítalo Raphael, Jae, Jana Ilustra, Mari (As Gordinhas), Oreia1, Raça, Rod, Ruy Guanaes, Ripa e xChex, ambos artistas urbanos de Suzano e região.

Ao alterar a paisagem urbana da periferia, o projeto mostra como a cultura e a arte são grandes aliadas para o futuro das cidades. A primeira edição do festival foi realizada em 2018, no Jardim Revista.

“A partir do senso de coletividade e da sensibilização dos moradores a ação promove transformações no espaço físico e também na esfera da vida de seus moradores”, diz Sacolinha.