quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Grupo Contadores de Mentira participa de Encontro de Teatristas Latino

Ao todo, serão 19 países representados que compartilharão reflexões sobre seus países

12 maio 2021 - 15h16Por de Suzano

O grupo Contadores de Mentira foi convidado pela Casa das Américas – Cuba para um encontro de teatristas que reunirá os 25 principais grupos e artistas da América Latina e Caribe.

Intitulado “Encuentro de Teatristas Latinoamericanos y Caribeños 2021” o encontro trará o tema "Escena y desafío".

Ao todo, serão 19 países representados que compartilharão reflexões sobre seus países e sobre sua produção teatral neste momento de pandemia.

O evento acontecerá em formato virtual e se dará em substituição da “Temporada de Teatro Latinoamericano y Caribeño Mayo Teatral” que acontece bienalmente em Habava.

A Casa das Américas organiza desde 1981 encontros como este para o qual os Contadores de Mentira foram convidados este ano.

Esta não é a primeira vez que os Contadores realizam ações em Cuba, em 2019 estiveram lá para uma curta temporada onde compartilharam atividades de formação sobre suas pesquisas de grupo e também investigaram sobre a cultura negra cubana. Como resultado desta pesquisa produziram o documentário “Teatro e ancestralidade”, disponível em seu canal no youtube. Nesta ocasião, também estiveram na Casa das Américas para a apresentaram a demonstração de trabalho “Pensar com o pés”, além de contar com a possibilidade de se conectar com diversos pensadores e pesquisadores cubanos da arte e da filosofia. 

Em 2017 o grupo também foi a Cuba para participar do Festival “Magdalenas sin Fronteras” que faz parte da rede The Magdalena Project – Rede Internacional de mulheres do teatro.

O Encontro de Teatristas Latino -americanos e caribenhos poderá ser visto aqui no Brasil às 12 horas desta quinta-feira (13) pelo canal: Casa de las Américas La Habana Cuba.