quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Grupo teatral Contadores de Mentira lança livro neste sábado

Obra traz as experiências vividas pelo grupo em viagens pela América Latina e Europa

17 dezembro 2021 - 20h03Por de Suzano

O grupo Contadores de Mentira, de Suzano, lança neste sábado (18), às 19h30, o livro “Amassando o tempo”, de autoria do atuador Samuel Vital. A atividade será a última presencial no espaço do grupo na cidade.

Além do lançamento, a noite ainda terá o show “Confluência – Cantos para desaguá” com Pamella Carmo, Silas Xavier e Thiago Camargo. E discotecagem com o DJ Valety.

Este é o segundo livro do grupo. Em 2016, o Contadores de Mentira lançou o livro “Antes que a margem vire beira” de autoria de Cleiton Pereira, que traz um relato panorâmico dos primeiros 20 anos do grupo. 

No segundo material, a obra traz as experiências vividas pelo grupo em suas viagens pela América Latina e Europa. Assim como no primeiro, o livro conta também com textos de outros integrantes do grupo que corroboram com seus olhares sobre as mesmas experiências. 

O autor Samuel Vital conta que escreveu o livro no período de distanciamento social causado pela pandemia de Covid 19, “este período me permitiu revisitar os lugares, apesar de estar isolado em casa, e foi uma oportunidade de poder dedicar diariamente um tempo precioso para escrever e buscar memórias deste período”. 

“Sempre tive o hábito de fazer anotações durante as viagens, foi a maneira que encontrei de preservar essas memórias, amassando o tempo como se fosse uma massa de pão, é um recorte de um período específico do grupo Contadores de Mentira de 2014 a 2019”. 

Samuel conta que a vontade de escrever o livro nasceu de uma conversa com os atuadores Cleiton Pereira e Daniele Santana, em novembro de 2019, numa tarde num hotel em Santa Clara - Cuba, “falávamos sobre este meu costume de fazer anotações durante as viagens, e isso me instigou a organizar estas anotações, ao rever este material notei que além de anotações eu tinha também muitos cartazes, folders, jornais, programações, coisas que eu havia reunido durante o tempo”. 

O livro traz fotografias de apresentações de passeios, frases, cartazes e imagens que ilustram aquele momento vivido e também  escritas de outros integrantes do grupo que ajudaram a completar lacunas e momentos. 

Samuel completa ainda “...eu não tenho memória de outros livros com esta característica, de trazer especificamente os relatos e memórias de um grupo de teatro em suas viagens, e isso também foi um fator que me instigou a escrever e deixar registrado na história esta parte do processo de vida de um grupo que em geral não é contada.

Evento

A noite será aberta com o Confluência – Cantos para desaguá” com Pamella Carmo, Silas Xavier e Thiago Camargo e seguida temos o lançamento com falas do autor e do grupo e encerra com um a discotecagem com o DJ Valety que abre a pista para a comemoração.

O Teatro Contadores de Mentira fica localizado na Rua Maria de Lourdes Molina Vieira, 42 – Parque Maria Helena – Suzano. A entrada será gratuita.