terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Livro Retratos de Mogi apresenta a cidade por meio de fotografias

Projeto da Capella Editorial reúne em 288 páginas imagens que mostram Mogi das Cruzes com todas as suas características

18 novembro 2020 - 10h52Por de Mogi

 

Uma apresentação do que é Mogi das Cruzes com todas as suas peculiaridades, a partir do olhar de dez profissionais da área da fotografia. Esta é a proposta de Retratos de Mogi, livro assinado pela Capella Editorial, que reúne 288 páginas e tem lançamento marcado para as 19 horas desta sexta-feira (20), no Centro Cultural de Mogi das Cruzes.

O editor responsável pelo projeto, Daniel Pereira dos Santos, explica que a ideia sempre foi mostrar graficamente o que é Mogi das Cruzes, para que a obra sirva como um cartão de visitas da cidade. “Quisemos fazer um livro que realmente retratasse o que é Mogi das Cruzes em suas várias facetas e características, valorizando e enaltecendo o que ela tem de melhor”, explica, lembrando que a cidade se destaca na região do Alto Tietê e é uma das mais antigas do Brasil.

“Mogi é um grande misto do passado com o presente. É uma cidade complexa e interessante. É o tipo de lugar que todos deveriam conhecer, então foi muito natural a escolha dela como tema de um livro”, acrescenta.

Para imprimir dinamismo à publicação, ela foi dividida em temas, que abordam alguns dos mais marcantes aspectos do município, tais como agricultura, atrativos turísticos, religião, sua gente, lazer e aventura, cidade, culinária, cultura, natureza e equipamentos culturais. E os responsáveis por dar vida a cada um desses temas foram os dez fotógrafos que assinam as imagens presentes na obra.

“Procuramos montar um time bastante heterogêneo, composto por fotógrafos mais experientes e também por outros mais jovens. Isso é importante porque os olhares e as técnicas utilizadas são diferentes, então conseguimos um resultado mais amplo, que corresponde de forma mais fiel ao que Mogi das Cruzes é hoje em dia”, completa Santos.

Os fotógrafos que fazem parte do projeto são: Beatriz Ataidio, Carlos Magno, Derli Mello, Ederson Fungaro, Esio Takahashi, Fábio Barbero, Guilherme Silva, Lailson Santos, Lethicia Galo e Pedro Chavedar.

Cada um deles buscou em arquivo imagens inéditas da cidade, porém a grande maioria das fotos foi produzida exclusivamente para o livro. “Foi um grande trabalho em equipe. Mogi das Cruzes é uma cidade antiga, com uma cultura muito rica e muito a se mostrar. Acredito que o livro consegue exprimir isso, então o objetivo foi alcançado”, observa Ederson Fungaro.

Ao longo das quase 300 páginas, o leitor vai encontrar desde imagens das lavouras e dos povos imigrantes que compuseram a identidade mogiana, até prédios históricos, cenas do cotidiano, dos festejos, da simplicidade da vida no campo, bem como registros ora abstratos ora concretos da acelerada rotina dos dias atuais.

O projeto Retratos de Mogi é um oferecimento da Capella Editorial, Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC – Programa de Aceleração Cultural, CS Brasil, Petrom, Rinnai e tem apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

O lançamento contará com uma roda de conversa, com a participarão dos fotógrafos integrantes do projeto. Também será aberta uma exposição fotográfica, que se estenderá até o dia 2 de dezembro.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro. A entrada é gratuita.