quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Oficinas culturais da Opereta encerram o ano com mostra virtual

Apresentação será neste sábado (28), a partir das 16 horas, na página do Espaço Cultural, no Facebook

25 novembro 2020 - 14h14Por da Região

A Associação Cultural Opereta conclui mais um ciclo de oficinas culturais gratuitas do Projeto “Mãos à Obra” neste sábado (28), às 16 horas, com a apresentação dos trabalhos dos alunos nas áreas de interpretação, música, design gráfico e cantigas e brincadeiras. Em um ano atípico, por conta da pandemia de Covid-19, a Opereta realizou durante sete meses, as aulas de forma totalmente remota, uma inovação que trouxe muitos aprendizados.

O público poderá conferir os resultados por meio da Mostra Esperançar, que será transmitida ao vivo, pela página do Espaço Cultural Opereta, no Facebook. O tema, aliás, é a mensagem que a instituição quer deixar neste ano tão difícil. Sinais de esperança, de que é possível acreditar em um futuro melhor, desde que todos compartilhem este sentimento de partilha e construção de conhecimentos, divididos entre oficineiros e aprendizes.

Na programação da mostra haverá apresentações das duas turmas dos alunos de interpretação, que gravaram cenas onde puderam expor todo o aprendizado que tiveram em elementos cênicos como figurino, cenografia, som e luz, fotografia, preparação vocal e corporal, maquiagem artística e pesquisa histórica. Também compõe o roteiro, apresentações de duetos e trios de canto, com músicas que trazem no repertório a esperança e a renovação da vida pela natureza. As crianças também integram a mostra com contações de histórias e cantigas de roda, trazidas a partir do olhar infantil. Já o design gráfico está ilustrado por meio das artes digitais que divulgam o evento virtual.

Desta forma, o projeto Mãos à Obra, do Ponto de Cultura Opereta completa em 2020, dez anos de formação artística e cultural, tornando-se referência na região do Alto Tietê. Por estas oficinas já passaram alunos, que hoje trabalham em grandes produções de renome nacional, espaços culturais de grande porte, entre outros. O desafio de realizar as oficinas de forma remota foi discutido e complementado com a contribuição do Núcleo de Mídia Opereta, com profissionais capacitados tecnicamente para oferecer recursos humanos e tecnológicos que possibilitaram a realização das aulas em formatos de lives e vídeo-aulas, além da construção de um ambiente de aprendizagem totalmente virtual, dentro da plataforma do Facebook, em sincronia com outros aplicativos de videoconferências e de mensagens instantâneas. Tudo dentro de uma perspectiva educomunicativa, baseada nos princípios teóricos do educador Paulo Freire.