Envie seu vídeo(11) 97569-1373
segunda 18 de novembro de 2019

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/11/2019
PMMC SEGURANÇA
Pmmc maternidade
Pmmc Refis 2019
PMMC MIGO
PMMC NOVEMBRO AZUL

Paciente do HC de Suzano lança nesta sexta-feira livro escrito com a boca

Edione está internado há 10 anos no hospital e irá lançar seu primeiro livro no próximo amanhã, dia 1º

Por de Suzano30 OUT 2019 - 20h30
Motivado por uma das profissionais da TO, Edione resolveu contar e compartilhar sua história. No início do projeto, fazia uma narrativa que era gravada e reescrita por um profissional do hospital nas horas vagasFoto: Divulgação
O paciente Edione Ferreira da Silva está internado no Hospital Auxiliar de Suzano (HAS), uma das unidades do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, desde 2009. Ficou tetraplégico aos 25 anos, quando foi apartar uma briga de amigos e acabou atingido por um disparo acidental, deixando-o sem movimentos do pescoço para baixo. Após dois meses de internação na UTI do HCFMUSP foi transferido para o HAS, que presta assistência a pacientes que necessitam de cuidados prolongados.
 
Período de internação
 
Durante todo o período de internação, passou por diversas fases e crises, mas foi capaz de superar as adversidades e desenvolver a capacidade da resiliência. Neste processo, Edione pôde contar com o incentivo de vários profissionais da equipe assistencial do hospital. Com o Serviço de Terapia Ocupacional (TO) aprendeu a pintar quadros com a boca. E é com essa parte do corpo que Edione segura uma caneta adaptada para se comunicar com os amigos e familiares pelo celular ou tablet.
 
Motivado por uma das profissionais da TO, Edione resolveu contar e compartilhar sua história. No início do projeto, fazia uma narrativa que era gravada e reescrita por um profissional do hospital nas horas vagas. 
 
Parou por um tempo mas, quando recuperou a vontade de escrever um livro, ele próprio passou a redigir sua trajetória, da infância até os dias atuais. Uma história de vida é a narrativa da inocência, de luta e superação, mas também de gratidão e reconhecimento.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias