sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Poemas de Wolney de Assis inspiram monólogo dirigido por Walmir Pinto

Interpretada por Carla Shinabe, a peça conta a história de Vânia, uma estudante de artes plásticas que se envolve no movimento de guerrilha junto com seus amigos

14 outubro 2021 - 16h02Por de Suzano

Idealizado em 2020, Ainda Existem Auroras é um monólogo escrito por Walmir Pinto e Carla Shinabe e inspirado nos poemas de Wolney de Assis, ator, diretor e professor de teatro, falecido em 2015. Nesse ano, o espetáculo compõe a programação do Festival Mulheres (In) Cena, da Secretaria Municipal de Cultura de Suzano, que ocorre em outubro.

Interpretada por Carla Shinabe, a peça conta a história de Vânia, uma estudante de artes plásticas que se envolve no movimento de guerrilha junto com seus amigos. Os anos sombrios da ditadura militar se aproximam da personagem quando são os seus amigos os opositores desaparecidos pelo regime. Por precaução, Vânia some por um tempo, e a peça tem início a partir do retorno da personagem ao seu apartamento.

Wolney de Assis escreveu esses poemas entre 1968 e 1969, a partir da sua militância na Aliança Libertadora Nacional, a ALN. “A mensagem desses poemas parecem descrever com exatidão os dias de hoje, e isso nos permitiu traçar um paralelo entre os dois períodos”, avalia Walmir Pinto, para quem esse trabalho é uma forma também de homenagear o professor de teatro.

Ao lado da esposa, a também atriz Berta Zemel, Wolney foi integrante do Teatro Bela Vista, Teatro Oficina e do Teatro Móvel em São Paulo. Dedicou parte de sua vida na formação de atores, dentre eles a atriz Carla Shinabe e o diretor Walmir Pinto.

A proposta da montagem é situar os acontecimentos do período da ditadura militar, sobretudo os anos de 1968 e 1969, e traçar um paralelo com os fatos de 2020 e 2021, buscando como diferencial uma narrativa realista, conceitual e estética.

Onde assistir:

Festival Mulheres (In) Cena -

Dias15 e 16 de outubro     

Teatro Armando de Ré

Rua Gen. Francisco Glicério, 1.354 – Centro - Suzano

Gratuito (ingressos devem ser retirados com antecedência na Secretaria de Cultura)

Ficha técnica

Roteiro: Walmir Pinto e Carla Shinabe

Assistente de Direção: Tiago Silva

Interpretação: Carla Shinabe

Cenário: Maurício Chaer

Operador de luz: Douglas Vince

Operador de som: Marcos Faria

Assessoria de imprensa: Elisa Marina

Redes Sociais: Lethicia Campos

Produção Amaury Rodrigues

Assistente de produção: Suéllen Santo