sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Poeta ‘Seu Zé’ é o convidado do Trajetória Literária desta quinta-feira

Transmissão acontecerá a partir das 20 horas nas plataformas digitais da prefeitura

17 junho 2021 - 10h20Por de Suzano

A Secretaria Municipal de Cultura realiza nesta quinta-feira (17), a partir das 20 horas, mais uma transmissão do Trajetória Literária. Desta vez, o escritor Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha, recebe o poeta suzanense Vandei Oliveira, o “Seu Zé”, para um bate-papo sobre o universo literário. A transmissão acontecerá no Facebook (@culturadesuzano) da pasta e no canal no Youtube da Prefeitura de Suzano (www.youtube.com/c/TVPrefeituradeSuzano). 

A expectativa é que, na oportunidade, Sacolinha fale sobre a vida e o trabalho do poeta, que tem 44 anos e é educador, agitador cultural, filósofo e atualmente trabalha como coordenador pedagógico em escola pública. 

O entrevistado tem poesias publicadas nas antologias “Sobrenome Liberdade” e “O que dizem os umbigos” – ambas produções independentes de 2013. Em 2016 lançou seu primeiro livro de poesia “FALO”, com suas memórias poéticas-afetivas, revisitadas por questões subjetivas e influência marginal, filosófica e periférica.

Em 2018, organizou a antologia “Contos de Infância Periférica” pelo Coletivo Tenda Literária, uma coletânea de contos, escritos por alguns dos integrantes do coletivo, contando suas vivências de infância nas periferias desse Brasil.

No ano passado, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), participou de duas antologias poéticas: “Ainda bem que nos restou a poesia” (e-book) e “Poemas Antifascistas”, além de finalizar a escrita do seu segundo livro “SER casa, ninho, asa, passarinhos”, que traz a ousadia pretensão de poetizar um tratado sobre nossas liberdades.

Na outra ponta, da condução da transmissão, Sacolinha apresenta suas vivências. Ele é formado em Letras, é escritor, autor de romances, livros de contos e crônicas. Em sua trajetória, já esteve em programas de televisão como Jô, Provocações, Metrópoles e Manos e Minas. Desenvolve ainda uma palestra por semana nas escolas públicas do estado de São Paulo e já ganhou vários prêmios por seus livros e seus projetos.

Sobre

O projeto Trajetória Literária foi criado em 2005 e tem por objetivo incentivar a leitura trazendo para a cidade escritores nacionalmente conhecidos para falar ao público de seus livros, seus projetos e outros assuntos ligados ao universo literário. Em síntese é um projeto que aproxima os leitores dos escritores.

Inclusive, o projeto já recebeu nomes como Conceição Evaristo, Ignácio de Loyola Brandão, Paulo Lins, Xico Sá, Ferreira Gullar, Antonio Skarmeta, Cidinha da Silva, Jarid Arraes e Ariano Suassuna. E desde o começo deste ano, o projeto tem recebido autores de Suzano.

O secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, reforça que o objetivo de concentrar os convites em escritores locais é de focar o olhar cultural para o município e para as produções que vêm sendo feitas na cidade. “Tenho muito orgulho de estar à frente de um projeto tão enriquecedor, que valoriza e dá voz e vez aos nossos artistas. Seguimos trabalhando no fomento à Cultura”, finalizou.