quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Literatura

Sacolinha estreia na terça-feira projeto 'Biblioteca Ostentação' durante o DS Entrevista

Sacolinha fará uma live, com convidados especiais da literatura brasileira

22 janeiro 2022 - 12h35Por Matheus Cruz - de Suzano

Em parceria com o DS Entrevista, programa diário transmitido ao vivo às 17 horas, o escritor Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha, estreia na próxima terça-feira, dia 25 de janeiro, o projeto “Biblioteca Ostentação- Clube do Livro do Escritor Sacolinha”. Uma vez por mês, sempre nas últimas terças-feiras, Sacolinha fará uma live, com convidados especiais da literatura brasileira. Um jornalista do DS também participa da programação de entrevistas.


Está previsto também um espaço para o Clube do Livro, outro projeto literário de sucesso em que serão discutidas obras utilizadas nos vestibulares.


De acordo com Sacolinha, o “Biblioteca Ostentação” é um projeto que fomenta a importância da leitura, e, além disso, promove a criação de um clube do livro da cidade.


"É mais do que um projeto pontual; trata-se do início de um clube do livro na cidade, que nesse ano terá como destaque os livros do vestibular. Por isso convido os leitores que apreciam um bom papo literário tão escasso nesses dias atuais, onde os celulares têm roubado o tempo e a atenção das pessoas”, explica.


Na terça-feira, o livro da vez será Angústia, de Graciliano Ramos. Já o convidado da estreia será Marco Aurélio Pinheiro Maida. Ele é professor universitário, filósofo e escritor.


Para Sacolinha, o projeto vem para democratizar e aproximar o acesso da população a conteúdos literários. Além disso, ele destaca a importância de a literatura nacional ser colocada em debate, uma forma de alavancar o processo de identidade com o próprio País.


“Existem muitas pessoas aqui no Brasil carentes de espaços como esse, que pensem, discutem e tratem exclusivamente da literatura nacional”, complementa.


O projeto ‘Biblioteca Ostentação’ será realizado em homenagem aos 20 anos de carreira do escritor Sacolinha.


A história de Sacolinha começa em 1983, ano em que ele nasceu. Sua mãe, vinda da cidade de Berilo, no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, chegou em SP para trabalhar como empregada doméstica e ajudar a família que ficou na cidade mineira. Com 16 anos, e ainda acreditando na cegonha, ela engravida e dá a luz, em agosto, ao filho que hoje tem 38 anos.


Entre 2005 e 2012 Sacolinha foi Coordenador Literário da Prefeitura de Suzano e se orgulha em dizer que auxiliou cerca de 300 autores, da cidade e de fora do município, e mais da metade desses escritores era de novos autores.

E para encerrar a sua contribuição com chave de ouro na secretaria de cultura da cidade, o autor fez parte da comissão organizadora do 1° Salão Internacional do Livro, ocorrido em 2012 e que movimentou toda a região do Alto Tietê.