quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 17/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Propostas

Secretaria de Cultura de Suzano apresenta planejamento para 2021

Pasta definiu nesta semana novas propostas para as oficinas, criação de cadastramento para aquisição de projetos, entre outras ações

19 fevereiro 2021 - 13h04Por de Suzano

“Cultura é atitude”. Foi assim que o vice-prefeito e secretário de Cultura de Suzano, Walmir Pinto, definiu, em reunião realizada nesta quinta-feira (18), no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, sede da pasta, o pensamento que norteará o primeiro ano de sua gestão. Ele debateu com os diretores Amaury Rodrigues, Rita Paiva e José Luiz Spitti e coordenadores as propostas de ações para 2021 dentro das linguagens teatro, dança, música, circo, literatura e artes plásticas.

A equipe gestora também tratou da questão da readequação dos equipamentos culturais da cidade. Isso porque, diante da impossibilidade de retomar as atividades presenciais por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a atenção estará na manutenção dos 12 espaços públicos da pasta para melhor atender a população.

“Nossa coordenação está trabalhando com dois planejamentos: um focando nas atividades no campo virtual, para não deixar a nossa população e nem os artistas desguarnecidos, e outro presencial, caso parte do plano de vacinação seja executado ao seu máximo no segundo semestre de 2021”, detalhou Walmir Pinto.

Novidades

Mostra virtual

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Cultura lançará um cadastramento para apresentações na mostra virtual “Cultura é Atitude”. A proposta da pasta é ter trabalhos artísticos das mais diversas linguagens para exibi-los nos canais oficiais da Prefeitura de Suzano. 

Circo

Para o segundo semestre de 2021, está prevista uma grande atividade juntando apresentações e exposições circenses no Parque Municipal Max Feffer. A iniciativa será realizada apenas diante da liberação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus. 

Oficinas

A reestruturação das oficinas culturais é uma das prioridades da gestão. E como parte disso, a pasta já definiu que, além das atividades rotineiras oferecidas, haverá também workshops e cursos de curta duração sobre circo, cinema, criação de roteiro, escrita criativa, percussão em materiais recicláveis, restauração, gastronomia, dublagem, iluminação, interpretação para TV e vídeo e cenografia.

Cinema

Uma das ações planejadas para este ano é a criação de um polo de cinema e audiovisual. O local será construído como anexo do Cineteatro Wilma Bentivegna e terá estúdio de gravação e de música, ilha de edição de vídeo, entre outros. Além disso, foi firmada uma parceria com o projeto “Curta-Suzano” para a realização de um festival de curtas-metragens.

Projetos transversal

Outra novidade é a criação de um projeto transversal voltado para grupos com pautas identitárias. Esta ação será discutida com os movimentos legitimados da cidade.

Retomada

Teatro

Para abril deste ano, como parte do calendário de aniversário de Suzano, está prevista a realização da décima edição da Mostra de Referências Culturais Virtual. Este projeto já é conhecido pela população porque durante a primeira passagem de Walmir Pinto pela Secretaria Municipal de Cultura na cidade a mostra foi um marco de sua gestão.

Música

Para maio deste ano, está programado um festival da canção voltado para crianças e jovens. E para outubro, a retomada do Festival Suzanense da Canção (Fesc), tendo como novidade a categoria sênior, para cantores acima dos 60 anos.

Patrimônio Histórico

Também como parte do calendário de aniversário de Suzano, haverá uma transmissão via redes sociais sobre o projeto “Memória Viva”. A ideia é que nesta live seja feita uma retrospectiva das mais de cem homenagens realizadas ao longo dos 15 anos do projeto. Também está em planejamento, uma programação especial para o Casarão da Memória para o segundo semestre

Pavilhão Zumbi

O Pavilhão Zumbi dos Palmares, localizado no Parque Max Feffer, voltou a ser administrado pela Secretaria de Cultura de Suzano. A pasta já está conversando com lideranças e grupos da comunidade negra para desenvolver ações de políticas afirmativas.

Leis de Incentivo e Editais

Um setor voltado para a elaboração de políticas públicas, editais e leis de incentivo cultural privado e público foi montado dentro da secretaria no começo deste ano.

Continuidade

Arte Plásticas

Desde o começo de 2021, o espaço para exposições que fica no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi está passando por uma readequação. A obra deve ficar pronta em março, já para receber a primeira mostra de artes plásticas do ano: Criação – Mês Internacional das Mulheres.

Além disso, a coordenação de artes plásticas apresentou um calendário de ações por meio do projeto “Arte Pública”. A primeira de 2021 ocorreu no último final de semana, no muro da Companhia Paulistana de Trens Metropolitanos (CPTM) na avenida Brasil, entre o Jardim Imperador e o Jardim Monte Cristo, e terá continuidade até março.

Dança

Para abril deste ano, está prevista uma mostra e conferência da linguagem. A ideia é trazer apresentações e debates sobre a modalidade artística.

Literatura

Na literatura, a proposta é lançar em março a coletânea com os contos premiados no Concurso de Contos, executado pela Secretaria de Cultura de Suzano no ano passado. Além disso, a pasta manterá a parceria com a Associação Literatura do Brasil para execução do projeto “Trajetória Literária”.

Iniciativas

Conselho e Fórum de Cultura

Este ano haverá renovação nas cadeiras do Conselho de Cultura de Suzano. A proposta da secretaria é, juntamente com a nova eleição, instituir o Fórum Permanente de Cultura, que está previsto no Plano Municipal de Cultura, inscrito no Sistema Nacional de Cultura.

Site

Em breve, será lançado um portal exclusivo da pasta. Nele, as informações da agenda, das ações culturais da cidade e dos editais e chamamentos públicos estarão disponíveis para consulta da população.