sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Seminário sobre fake news traz especialistas no dia 19 de maio

Seminário sobre fake news terá seis especialistas debatendo o tema na Faculdade Piaget em Suzano

24 abril 2018 - 22h30Por De Suzano
Os jornais Diário de Suzano e Diário do Grande ABC firmaram parceria para realizar seminário sobre fake news. Com o slogan “Se é fake, não é news”, o seminário trará especialistas no tema. Será realizado em dois sábados, sendo em Suzano e no Grande ABC.
 
No próximo dia 19 de maio, às 9h30, na sede da Faculdade Piaget (que apoia o evento), em Suzano, seis especialistas vão abrir as discussões. Dia 26 do mesmo mês será no ABC. A mediação será feita pelos jornalistas Evaldo Novelini, diretor de Redação do DGABC, e Edgar Leite, editor-chefe do Diário de Suzano.
 
Inscrição
Para participar será preciso fazer inscrição pelo e-mail (seminariofakenews@gmail.com), uma vez que o auditório da Faculdade Piaget, cabem 104 pessoas. O evento é gratuito.
 
O diretor de Redação do DGABC, Evaldo Novelini, falou da importância de se discutir o tema. "Compreendo que as funções dos jornais modernos extrapolam o comentar e o noticiar, com responsabilidade, rigor e imparcialidade, o que de importante ocorre na sociedade. Vejo-os, também, como centros de discussão dos problemas atuais. Neste contexto, em que a profusão de notícias falsas ameaça a democracia, influenciando diretamente até o resultado de eleições presidenciais, como vimos no caso dos Estados Unidos, a discussão de mecanismos de combate às chamadas fake news se torna uma obrigação para quem está preocupado com a qualidade da informação”, afirmou.
 
O editor-chefe do DS, Edgar Leite, afirma que o debate é apropriado para o momento atual do País em que se aproxima mais uma eleição. 
 
“A discussão desse tema é muito pertinente. Claro que é polêmico. Mas temos o dever de tentar, ao menos, esclarecer e debater um assunto tão delicado. Afinal as fake news podem destruir reputações. Daí a nossa responsabilidade, como jornalistas, de tentar trazer essa discussão”, disse. 
 
Dentre os debatedores estão a presidente do Projor - Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, Angela Pimenta, que esteve recentemente na Câmara dos Deputados debatendo o tema. Bárbara Libório, Conrado Consalette, Agnes Arruda, Marcos Aurélio Sobreiro e o advogado Diego Carvalho completam o time confirmado para o seminário.