quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Teatro Contadores de Mentira se reinventa em meio à pandemia

Alguns trabalhos que estavam prontos foram exibidos remotamente, mas o material terminou

08 junho 2021 - 17h00Por Daniel Marques - de Suzano
A classe artística foi uma das mais afetadas com a pandemia da Covid-19. Grupos musicais e de teatro ficaram impossibilitados de se apresentar em público, e essas pessoas tiveram que buscar alternativas para conseguir ter contato com o público.
 
Um deles foi o Teatro Contadores de Mentira de Suzano, que existe há 25 anos e está sofrendo com os impactos provocados pela crise sanitária. Durante o DS Entrevista, Daniele Santana, que integra o grupo, disse que os participantes estão tendo que se reinventar. 
 
Isso porque, agora, o grupo está precisando produzir de casa, uma vez que o material que havia sido gravado antes da pandemia já foi exibido. As apresentações estão sendo feitas de forma digital.
 
“A pandemia foi e está sendo um impacto na vida de todo mundo. E, vivendo da classe artística, o impacto é enorme, já que somos os primeiros a ter nosso corpo público impedido. O encontro com o público não pode acontecer, e isso afeta. O ano passado foi de compreensão do que seria esse momento”, disse Daniele.
 
Alguns trabalhos que estavam prontos foram exibidos remotamente, mas o material pronto terminou. Assim, o grupo teve que ser criativo para buscar outras alternativas.
 
“Desenvolvemos trabalhos mais esporádicos e compartilhamos mais materiais que a gente já tinha feito, como espetáculos que estavam gravados e oficinas teóricas - tudo virtual. Neste ano, começamos a compartilhar coisas que fizemos já durante esse período, como fragmentos de obras que gravamos em casa, com um ator ou atriz apenas, e oficinas praticas”, disse.
 
Mesmo com todas as dificuldades impostas pela Covid-19, nos próximos meses, o conhecido grupo de teatro de Suzano terá vários compromissos a cumprir, inclusive internacionalmente.
 
“Tem um filme e um show que serão lançados no mês que vem. Teremos lançamento da obra em julho e, em agosto, vai ter festival internacional. Também vai ocorrer um intercâmbio internacional em outubro. Voltamos às atividades, mas tudo está acontecendo de forma digital”, contou Daniele.