O acidente aconteceu no quilômetro 84 da rodovia. Segundo informações iniciais, o motorista perdeu o controle do veículo, que capotou e bateu em um rochedo. A via ficou interditada nos dois sentidos para o socorro das vítimas. Viaturas do Samu da região (Mogi, Suzano e Ferraz) ajudaram na ocorrência. Informações iniciais da Polícia Civil afirmam que o motorista estava em alta velocidade, mas somente as investigações determinarão a causa do acidente.
O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD), decretou luto oficial de três dias a contar do dia de hoje. "Estamos todos consternados com este acidente. É muito triste e só temos a lamentar as vidas que se foram. Pedimos a Deus que conforte e dê alento a estas famílias", disse o prefeito. As universidades de Mogi também decretaram luto e suspenderam as aulas
O governador Gerado Alckmin (PSDB) determinou que mais médicos legistas fossem enviados ao Instituto Médico Legal (IML) de Guarujá para ajudar na identificação das vítimas.
O presidente em exercício, Michel Temer (PMDB) lamentou a morte dos universitários, por meio de sua conta no Twitter. "Estou chocado com o acidente que vitimou tantos jovens em São Paulo. Vou chamar os órgãos de fiscalização para evitar que se repitam tragédias como essa".