sábado 24 de outubro de 2026 Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler Jornal Assine
Jornal Diário de Suzano
Envie seu vídeo (11) 4745-6900
Destaque

Transporte gratuito no 2º turno

23 outubro 2026 - 05h00 Por Edgar Leite

O transporte gratuito nos municípios durante o segundo turno das eleições desempenha um papel fundamental na garantia da democracia e no fortalecimento da cidadania. A medida reduz as barreiras financeiras e geográficas para os eleitores, promovendo maior igualdade de acesso ao voto.


É importante porque combate à Abstenção Eleitoral. O custo do transporte público é um dos principais fatores que impedem eleitores de baixa renda de comparecerem às urnas, especialmente em periferias ou zonas rurais distantes dos locais de votação. 


A gratuidade atua diretamente na redução do índice de abstenção, assegurando que a condição socioeconômica do cidadão não seja um impedimento para o exercício do seu direito constitucional.


Suzano garantirá transporte público municipal gratuito mais uma vez para facilitar o acesso dos eleitores às seções de votação, conforme o DS trouxe reportagem na edição desta quinta-feira (22).


Portanto, neste domingo (25/10), quando ocorre o 2º turno das eleições para presidente, todas as linhas municipais estarão com catraca livre entre 6 e 20 horas.


Os itinerários podem ser consultados no site da concessionária responsável pela prestação do serviço na cidade, Radial Mais Transporte, por meio do link http://radialtransporte.com.br/linhas-suzano. Essas linhas irão operar com frequência normal durante o período de votação, como em um dia útil.


A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano atuará com reforço nas equipes de plantão para garantir ordem e segurança no trânsito, com rondas programadas em todos os locais de votação.


Garantir o passe livre universaliza o acesso ao processo eleitoral. Isso equaliza as oportunidades entre cidadãos de diferentes classes sociais, permitindo que a população mais vulnerável tenha a mesma facilidade de locomoção que as classes de maior poder aquisitivo.


Em Suzano, para preservar o endereço onde ficam localizados os cartórios eleitorais, haverá interdições na avenida Paulo Portela e nas ruas Félix Romanos, Gustavo Eduardo Rathsan e dos Três Poderes, no Jardim Paulista. O trabalho focado no entorno também prevê o impedimento de conversão à esquerda das ruas Cássia Francisco e Paulo Alfredo Hilbert à avenida Paulo Portela, em direção à rua Baruel. A depender da necessidade, poderá haver interdições ou desvios pontuais em razão do fluxo de eleitores e transportes das urnas eletrônicas.