Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 01 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/10/2020
ÚNICCO POÁ
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
SOUZA ARAUJO

Escavação sob a linha férrea na Sacadura Cabral terá início neste mês

18 MAR 2016 - 08h01

Apesar das chuvas de verão, as obras do túnel da Praça Sacadura Cabral, em Mogi das Cruzes, estão em ritmo acelerado e a próxima etapa será a escavação embaixo da linha férrea, que deve ter início até o final do mês. As informações foram dadas ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), que fez uma visita às obras ao lado do secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, do presidente da Câmara, Mauro Araújo, e de vereadores.

“Já dá para ver claramente como ficará o túnel e em breve terá início a escavação sob a linha férrea, que permitirá unir as duas frentes de trabalho. Conversando com os engenheiros responsáveis, recebi a informação que atualmente já temos quase 200 funcionários trabalhando no canteiro. Isso significa 200 empregos que estão sendo gerados em um momento econômico delicado como o que vivemos, o que é muito importante”, explicou Bertaiolli.

Durante a vistoria, o prefeito verificou que todas as paredes laterais (diafragma) estão concluídas, nas duas frentes – Ricardo Vilela e Hamilton da Silva Costa. Atualmente, operários estão realizando o trabalho de impermeabilização do túnel. As fortes chuvas de verão e o solo muito arenoso são desafios, apesar disso, o ritmo dos trabalhos é considerado muito bom.

A escavação sob a linha férrea terá início até o final do mês. O trecho tem 33 metros e serão escavados 60 centímetros por dia, pelo método não destrutivo. Atualmente, estão sendo construídas colunas de concreto pelo sistema “jet grounting” (concreto injetado) que servirão como sustentação para a escavação. O consórcio responsável pelas obras instalou um laboratório de concreto no canteiro para analisar a resistência dos diferentes tipos de material que serão utilizados na obra.

A equipe que fará a abertura do túnel por baixo da linha férrea também já está no local. O trabalho será realizado com o apoio de uma máquina de escavação de pequeno porte, que atuará em conjunto com uma máquina perfuratriz.

O túnel 2, atualmente em obras, terá 298 metros de comprimento e ligará as ruas Dr. Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa. O segundo túnel, com extensão de 426 metros, ligará a Rua Cabo Diogo Oliver à Avenida Governador Adhemar de Barros e a previsão é de que esteja concluído em dezembro de 2017. A obra permitirá o fechamento da passagem de nível ao lado da estação, eliminando o principal gargalo do trânsito da região central da cidade.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias