Mariana
Lama de barragens chega a Colatina, no Espírito Santo
Água do Rio Doce fica mais escura e indica que lama está perto do ES.
O trabalho da Defesa Civil, em conjunto com os municípios, continua! O nível do Rio Doce aumentou 40 cm com a chegada da água turva que vem antes da lama de rejeitos. Uma equipe está so Uma onda de lama chegou na madrugada de hoje ao município de Colatina, no noroeste do Espírito Santo. A onda já passou pelo Rio Gualaxo do Norte, pelo Rio do Carmo e agora está se deslocando ao longo da calha do Rio Doce. A previsão é de que amanhã chegue a Linhares. Segundo o Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace), vinculado ao Serviço Geológico do Brasil, a onda de lama não causará enchentes nos municípios que estão localizados às margens do Rio Doce.
A lama é resultado do rompimento de duas barreiras de contenção de rejeitos da mineradora Samarco, que ocorreu na última quinta-feira na região de Mariana (MG). O acidente destruiu o distrito de Bento Rodrigues, na zona rural do município.
Segundo o Corpo de Bombeiros, três mortes foram confirmadas e mais dois corpos passam por análise. Há 24 pessoas desaparecidas e mais de 600 pessoas estão desabrigadas e alojadas no ginásio da cidade e em hotéis. Os sobreviventes estão recebendo donativos, apoio médico, medicação e água. Segundo a prefeitura, mais 200 pessoas estão em casas de parentes.
O Serviço Geológico do Brasil faz o monitoramento contínuo da Bacia do Rio Doce, que abrange diversos municípios do leste de Minas Gerais e do Espírito Santo, para acompanhar a evolução da onda de lama provocada pelo rompimento das barragens. O sistema tem como objetivo alertar 15 municípios da bacia quanto ao risco de ocorrência de enchentes, sendo 12 em Minas Gerais e três no Espírito Santo.
Foto: Secom/ES
Leia Também