Envie seu vídeo(11) 97569-1373
terça 29 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
ÚNICCO POÁ
SOUZA ARAUJO
Pmmc Sarampo
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Mogi abrirá licitação para instalação da Estação Cultura em galpões da CPTM

05 MAI 2016 - 08h01

 A Prefeitura de Mogi das Cruzes vai abrir licitação pública para a execução de obras de reforma e adaptação nos galpões da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), entre a linha férrea e a avenida Francisco Rodrigues Filho, para a implantação da Estação Cultura no local. O projeto elaborado pelo município foi apresentado pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) ao diretor-presidente da CPTM, Paulo de Magalhâes Bento Gonçalves, ontem, durante visita realizada às obras do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio.

“Recebemos hoje a visita do diretor-presidente da CPTM e ele viu de perto as obras do complexo viário, que estão em pleno andamento. Trabalhamos com o objetivo de entregar o primeiro túnel até o final deste ano, o que contribuirá muito para a melhoria da mobilidade urbana. Durante a visita, aproveitamos para apresentar o projeto da Estação Cultura, que será implantada na área dos antigos galpões da CPTM e proporcionará um novo espaço de formação cultural na cidade, além de contribuir no processo de revitalização e requalificação de toda a área central de Mogi das Cruzes”, disse Bertaiolli, ao lado do vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira, secretários e vereadores.

Em julho de 2014, foi assinado o termo de parceria entre a Prefeitura e a CPTM, que deu ao município a permissão de uso da área dos antigos galpões. Com isso, a Secretaria Municipal de Cultura elaborou um projeto arquitetônico para que o espaço se torne um novo equipamento multicultural de Mogi das Cruzes, destinado à formação artística em áreas como dança, circo, teatro, música e artes visuais. O espaço possui 2,2 mil metros quadrados e a estimativa do secretário Mateus Sartori é de que sejam investidos cerca de R$ 1,5 milhão na execução do projeto.

A entrada do complexo será pela Avenida Francisco Rodrigues Filho, com rampas de acessibilidade. A Estação Cultura será um casarão com sala multiuso de 115 metros quadrados, destinada à dança, circo e ensaios da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, equipada com vestiários, depósito de equipamentos e mezanino para onde será transferida a parte administrativa da orquestra, com sala de reunião e sala do maestro. Haverá um teatro de arena de 150 metros quadrados, com capacidade para 180 lugares, além de salas destinadas a camarins, parte técnica, sanitários e depósito de equipamentos.

No pátio externo coberto, com 460 metros quadrados, será instalado um palco para atividades artísticas. O projeto contempla um nova edificação com duas salas de teatro, duas salas de artes visuais, duas salas de música, além de recepção, setor administrativo, sala de reunião e sala do coordenador.

Complexo Viário

Durante a visita ontem, Bertaiolli e o diretor-presidente da CPTM percorreram o canteiro de obras do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio. Atualmente, as escavações estão acontecendo exatamente embaixo da linha férrea, pelo método não destrutivo. Esta é a etapa mais complexa da obra, do ponto de vista técnico, pois a escavação é feita manualmente e avança 60 centímetros por dia. Quando ela estiver concluída, as duas alças do túnel serão ligadas, entre as ruas Dr. Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa. O cronograma de trabalho está em 50% do total.

Também estiveram em Mogi ontem Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, diretor de Planejamento e projetos da CPTM; Iran Figueiredo Leão, gerente de Segurança da CPTM; e Silas Daniel dos Santos Lima, Gerente de Estações e Serviços da CPTM.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias