Envie seu vídeo(11) 97569-1373
terça 22 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Moradores temem ataques de escorpiões em prédio da CDHU

23 JAN 2016 - 07h01

Os moradores do conjunto habitacional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) estão com medo de ataques de escorpiões no empreendimento situado na Rua Roberto Cavazana, no Parque São Francisco, em Ferraz de Vasconcelos. O animal peçonhento, que está em período de reprodução, tem invadido os apartamentos e já picou duas pessoas. De acordo com os moradores, mais de 30 escorpiões já foram avistados. O DS esteve no local, ontem, e contou oito desses animais mortos.

O aparecimento de escorpiões nos apartamentos começou há dois meses. Os moradores contaram que ligaram para a vigilância sanitária e para a Prefeitura. Em janeiro, duas moradoras foram picadas e encaminhadas para ao Hospital São Marcos. "Fui picada de madrugada, enquanto dormia, no braço e no rosto. Me levaram para o hospital. Eu senti muita dor e cheguei a desmaiar", contou a autônoma Renata Antônia da Silva, de 35 anos.

De acordo com ela, os médicos informaram que a picada poderia ser fatal em uma pessoa doente, criança ou idosa. "O prédio é cheio de crianças. Eu tenho uma filha de 6 anos. Agora, em qualquer lugar que encosto me assusto", comentou Renata. Ela foi picada na última quarta-feira.

O mesmo aconteceu com a aposentada Valéria Korzyniewski, de 60 anos, que foi picada por um escorpião, também, enquanto dormia. "Poderia ter sido minha netinha, que dormia na cama comigo" explicou. Valéria foi picada há duas semanas. Os moradores prenderam os bichos em potes.

"Tememos pelas crianças do prédio", contou o morador Thiago Silva, de 30 anos. De acordo com ele, o problema é a falta de manutenção do terreno ao lado. "Tem um monte de mato que a Prefeitura não tira. Aqui aparece rato, aranha e cobra também", contou. Durante a reportagem no local, sete pessoas conversaram com a equipe do DS e todas tiveram seus apartamentos invadidos escorpiões.

Em nota, a Prefeitura de Ferraz informou está ciente do problema enfrentado pelos moradores, tanto que foi realizada uma ação no local, pela Zoonoses, em novembro para orientar os moradores sobre o problema. Contudo, a pasta não informou que novas medidas devem ser tomadas. A Zoonoses esclareceu que a aparição dos escorpiões é devido ao descarte de lixo irregular feito naquela área.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias