Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 03 de dezembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 03/12/2020
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades - Dezembro
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades 02 - Dezembro

PM contém invasão no Minha Casa, Minha Vida

06 DEZ 2015 - 07h01

Mais de 300 pessoas invadiram, por volta das 4h30 de ontem, 300 apartamentos do conjunto habitacional Avenida Paulista II, no Jardim Márcia, em Suzano. Mas por volta das 11h30, elas começaram a deixar o local após negociação entre secretários municipais, representantes de quatro movimentos de moradias populares do município contrários ao evento, Polícia Militar (PM), Conselho Tutelar e representantes dos ocupantes.

Essa foi a segunda entrada irregular em moradias populares em três semanas. A última aconteceu contra um conjunto no Jardim Nova América, em Suzano, onde invasores permanecem desde então. Mas diferentemente deste caso, a saída dos ocupantes do Avenida Paulista II foi facilitada porque as autoridades de segurança fecharam dois trechos da Avenida Paulista, o que impediu a chegada de mais pessoas, inclusive com móveis e veículos. Para evitar nova ocupação no local, a Polícia Militar ficará de plantão nas imediações até amanhã, quando a empresa responsável pela construção das unidades deve conseguir encaminhar mais seguranças particulares.

A secretária de Assuntos Urbanos, Carmem Lúcia Lorente, a Carminha, cobrou dos representantes dos invasores a entrega, até quarta-feira, de uma lista com nome, endereço, RG, CPF e título de eleitor dos ocupantes. A ideia é conferir se, realmente, eles são de Suzano e estão dentro dos requisitos para serem atendidos pelo programa de moradia popular. Os de caso positivo entrarão no cadastro de déficit populacional para serem contemplados futuramente. Para confirmar as informações, a secretária garantiu ainda que agentes sociais visitarão os endereços listados.

As moradias, que fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), da União, são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal (CEF) e seriam entregues até a primeira quinzena de 2016 para famílias carentes e de áreas de risco, que aguardam chamamento desde 2009. Porém, como houve depredação em vários apartamentos do Avenida Paulista II, uma nova data deve ser agendada.

O segundo conjunto habitacional (Avenida Paulista I), que fica ao lado, foi ocupado por alguns invasores no início da manhã, mas policiais militares conseguiram intervir e os ocupantes acabaram deixando o local. De acordo com o comandante da operação da PM, major José Carlos Brandão, diversas viaturas não só do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) - Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos -, mas do 17º, de Mogi das Cruzes, e do 44º BPM/M, de Guarulhos, foram acionadas e estiveram no local para prestar apoio. Os secretários municipais de Defesa Civil e Social, Clovis Paoletti, e o de Trânsito e Mobilidade Urbana, Claudinei Valdemar Galo, também estiveram presentes, assim como agentes do Departamento de Trânsito e da Guarda Civil Municipal (GCM).

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias