Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 02 de dezembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 02/12/2020
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades 02 - Dezembro
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades - Dezembro

Poá recebe nota 9,3 em transparência e pula da 87ª posição para a 16ª

11 JUN 2016 - 08h01

 Por meio da avaliação do Ministério Público Federal (MPF), Poá recebeu nota 9,3 em transparência e saiu da posição 87ª para a 16ª no ranking que reúne as cidades do Estado. Poá é líder da região neste ranking, junto a Suzano (leia mais em Cidade 3).

De acordo com o MPF, Poá tinha uma nota de 6,8 na primeira avaliação feita pelo órgão na administração anterior. A nota para 9,3. "É com esta premissa que eu e minha equipe trabalhamos, em prestar contas aos poaenses sobre os investimentos feitos e a grade de funcionários, assim como os processos que fazem parte da rotina administrativa, pois é nosso dever mostrar à população o emprego do dinheiro público", afirmou o prefeito Marcos Borges (PPS).

Segundo o secretário municipal de Administração de Poá, Adair Loredo, este é um importante passo, porém ele afirma que o objetivo é melhorar ainda mais, utilizando a ferramenta online. "O prefeito Marcos Borges tem este comprometimento e a equipe da pasta de Administração está muito empenhada. O objetivo agora é alcançar o primeiro lugar na próxima avaliação do MPF", disse.

Ranking

As cidades são eleitas por meio de um criterioso processo de avaliação, no qual são levados em consideração quesitos como a ferramenta em site oficial; informações sobre receitas nos últimos seis meses, incluindo natureza, valor e previsão de arrecadação; despesas; licitações e contratos; relatórios de prestação de contas de execução orçamentária; boas práticas como divulgação de remuneração dos servidores; entre outros.

No site da Prefeitura de Poá - www.prefeituradepoa.sp.gov.br, o link do Portal da Transparência está bem localizado no lado direito da página.

O Ministério Público Federal explica que este projeto de avaliação/ranking, redundou de forma de inédita a atuação simultânea e articulada, contribuindo para a prevenção da corrupção e para o fortalecimento da participação democrática. Também diz que transparência nas contas públicas é um conceito indissociável de qualquer República Democrática de Direito. O conjunto normativo de Leis referentes à transparência no Brasil foi completado com a edição da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11) que disciplinou o pedido de informações tanto no seu aspecto ativo quanto passivo.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias