sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

1,7 milhão de procedimentos

05 junho 2022 - 05h00

Saúde e bem-estar é um tema bastante complexo e que merece atenção, pois apresenta relação direta com a qualidade de vida da população. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, é, inclusive, o terceiro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, assinados pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Suzano apresentou a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre de 2022. (O DS trouxe os detalhes em reportagem na edição de ontem). Só para se ter uma ideia, entre janeiro e abril, a pasta efetuou 1.797.739 procedimentos, sendo o melhor desempenho para o período observado em seis anos. Os detalhes foram compartilhados em audiência pública na Câmara de Suzano. 
O trabalho da Rede de Atenção Básica, que corresponde às atividades desempenhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pela Estratégia Saúde da Família (ESF), foi responsável por quase 30% da produção, contabilizando 489.199 procedimentos, com destaque para os serviços de visita domiciliar e territorial; procedimentos individualizados; cadastros; atendimentos e vacinação. Ao todo, neste primeiro quadrimestre, o setor de regulação contabilizou o direcionamento de 14.909 consultas e 18.895 exames. 
Na Rede de Urgência e Emergência (RUE) foram contabilizados 801.132 procedimentos. Entre os serviços oferecidos, aqueles com maior demanda foram consultas e atendimentos, seguidos pelo diagnóstico em laboratório clínico. O acolhimento em especialidades apresentou a segunda maior produção, com 28,2% dos procedimentos efetuados neste primeiro quadrimestre. Dos serviços oferecidos nesta área, lideram o diagnóstico em laboratório clínico, consultas e atendimentos e a coleta de materiais. 
Portanto, Saúde não é somente uma palavra que caracteriza a ausência de doenças, uma vez que esse conceito envolve aspectos mais amplos, como o bem-estar físico, mental e social. Segundo a Constituição Federal de 1988, Artigo 196, ela é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Por isso, a importância de se ter um atendimento completo para garantir uma saúde digna.