Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sábado 24 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/10/2020
PMMC MULTI 2020
ÚNICCO POÁ
PMMC OUT ROSA
Pmmc Sarampo Outubro
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

2º turno ameaçado?

23 FEV 2016 - 08h00

O DS trouxe na edição de domingo reportagem mostrando o risco da perda de eleitores nas eleições deste ano. A publicação mostrou que o número de títulos eleitorais em situação cancelada ou suspensa deve atingir 12.365 em Suzano.

Como o prazo para regularização do documento termina em 4 de maio, especialistas não veem risco de o município perder mais eleitores e, consequentemente, a disputa de um possível 2º turno nas eleições deste ano. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade tem 206 mil eleitores.

No cartório da 181ª Zona Eleitoral de Suzano, 5.432 pessoas constavam como situação cancelada. Outras 757 tinham o documento suspenso. A situação do cartório da 415ª Zona Eleitoral é parecida. São 5.509 cancelados e 667 suspensos. Em situação regular estão 96.549 pessoas.

O grande número de pessoas em situação irregular ainda pode ser revertido. Todos os eleitores podem comparecer pessoalmente até o cartório de inscrição e fazer a atualização. Desta forma, a probabilidade do número de eleitores recuperarem seus títulos é grande.

Com primeiro ou segundo turnos o mais importante em um processo democrático de eleições é o debate. Sem o debate, não temos como saber de fato quais são as propostas e – principalmente – como é o pensamento do candidato e se ele é preparado para governar. É claro que isso acontece melhor com os cargos majoritários de prefeito, de senador, governador e presidente. Para os deputados estaduais e federais, o melhor é a variedade de opiniões presentes, contanto que tenham consistência com aquilo que você acredita.

Na edição de domingo, o cientista político Olavo Câmara não acredita que o atual quadro interfira nas eleições deste ano. Mesmo assim é necessário atenção.

Nos cartórios vai haver, inclusive, regime de plantões aos sábados e domingos, excepcionalmente, como é realizado em todo ano eleitoral. O objetivo é, justamente, evitar que estes títulos realmente sejam cancelados.

Portanto, apesar do risco de perder eleitores, o segundo turno está mesmo praticamente garantido.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias