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Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
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Editorial

30 dias

12 fevereiro 2019 - 23h59
Criar mecanismos para aproximar a comunicação com a sociedade é importante para ouvir reivindicações, sugestões e até elogios.
Suzano vem ampliando sua comunicação com a sociedade, principalmente em tempos de internet e de facilidade de acesso nas redes sociais.
O DS trouxe reportagem na edição de ontem mostrando que a Prefeitura de Suzano criou meios eletrônicos para receber queixas da população sobre diversas áreas e prometeu responder as demandas em 30 dias corridos.
Uma forma importante de garantir que a voz do povo seja ouvida de forma direta.
De acordo com a Secretaria de Administração, o atendimento eletrônico ao munícipe é composto pelo site da Prefeitura, e-mail institucional das secretarias e o aplicativo "Cidadão Online".
Todos estão conectados diretamente à Controladoria Geral do Município. Por estes canais, a população pode apresentar denúncias, reclamações e elogios e ainda requisitar informações. A partir disso, toda a demanda deve ser respondida em até 30 dias corridos.
Na semana passada, a Secretaria de Administração de Suzano realizou treinamento com servidores municipais sobre a utilização de todos os sistemas eletrônicos disponibilizados pela Prefeitura - site, e-mail e aplicativo -, que envolvem os processos de acolhimento de demandas dos usuários de serviços públicos por parte da ouvidoria do município. 
Foi o segundo treinamento voltado aos servidores municipais. 
A capacitação para a utilização do sistema foi realizada por representantes da empresa responsável pela implantação, a Sonner Informática. O primeiro foi promovido em setembro de 2018, na implantação do sistema. 
A Prefeitura está inserindo a tecnologia em diversos setores. 
Segundo a Prefeitura, o sistema eletrônico beneficia os munícipes, facilitando o acesso à informação e otimizando o tempo de todos, já que não precisam sair de casa para fazer uma reclamação ou sugestão, e auxilia na resolução mais rápida dos problemas do município.
Não há dúvida de que ouvir a população por meio de ferramentas na internet é um passo importantíssimo no desenvolvimento da administração pública.
A população, que paga seus impostos, quer, além de ser ouvida, que suas reivindicações sejam atendidas.
O trabalho de comunicação é importante e principalmente a resposta dada para os problemas, com soluções, são fundamentais.
Além de reivindicar, a população quer ser atendida.
O trabalho implementado pela Prefeitura de Suzano é um passo que mostra o trabalho de proximidade com os municípes.