terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

35 horas seguidas

15 junho 2021 - 05h00

Suzano terá o grande desafio nesta quinta-feira, dia 17 de junho, de manter a vacinação por 35 horas seguidas.
Uma ótima iniciativa para garantir a proteção para uma boa parte da população.
O DS trouxe, na semana passada, reportagem mostrando que a Secretaria Municipal de Saúde batizou o evento de “Virada da Vacina” contra a Covid-19. A ação especial terá horas de duração, com atendimento ininterrupto: das 8 horas de quinta-feira (17/06) às 19 horas de sexta-feira (18/06). A atividade vai contemplar taxistas, motoristas e cobradores dos transportes coletivo e complementar; pessoas com idade de 50 anos ou mais com ou sem comorbidades; e os profissionais da Educação maiores de 18 anos que não conseguirem se vacinar no próximo sábado (12/06). O evento será sediado na Arena Suzano (Avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), com a oferta do sistema drive-thru pela Avenida Brasil. 
A partir das 8 horas do próximo dia 17 (quinta-feira), a atividade vai garantir a aplicação da primeira dose aos taxistas, motoristas e cobradores dos transportes coletivo e complementar da cidade. 
Será um trabalho importante para garantir o avanço da vacinação. Na oportunidade, os trabalhadores devem apresentar o comprovante da atividade exercida. Este documento será emitido exclusivamente pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, podendo ser solicitado na sede da pasta (rua Dr. José Correia Gonçalves, 152 – Vila Correia), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
A vacina é muito importante. Quem deixa de se vacinar não coloca apenas a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.
A maioria das doenças que pode ser prevenida por vacina é transmitida pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos. Assim, se uma pessoa é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados.
Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado - como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle hoje em dia, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.
É importante frisar que os itens mencionados são obrigatórios a todos os que irão tomar a primeira dose, independente do grupo inserido.
O projeto será de grande importância, acelerando a imunização dos públicos mencionados. É importante levar mais tranquilidade às famílias, por meio da aplicação da vacina contra a Covid-19.