Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 25 de novembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/11/2020
PMMC NOVEMBRO AZUL
PMMC MULTI 2020 NOV
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

A democracia vive!

16 NOV 2020 - 05h00
Para boa parte das pessoas, democracia é um sistema político no qual os cidadãos escolhem seus representantes políticos em eleições periódicas. 
Na verdade, vai muito além disso. De acordo com o ex-presidente estadunidense Abraham Lincoln, é o governo do povo, pelo povo e para o povo. 
Um momento ímpar importante em que os representantes são escolhidos pela população.
Na democracia, além do voto, o povo é dotado de autonomia para gerar debates em torno das decisões e propostas governamentais, assim, garantindo que as demandas populares cheguem até os representantes.
O projeto democrático defende que todas as vozes devem ser ouvidas e respeitadas da mesma maneira, sem sobreposições. Pois garantir paridade e participativa à toda a população é um ponto fundamental da democracia.
Outro ponto importante da democracia é que ela defende o direito à livre escolha. Assim, o Brasil é um país democrático e com o conceito de Estado laico, ou seja, não impõe e nem se opõe a nenhuma religião. Dessa forma, o cidadão é livre para escolher sua doutrina. 
Mais: democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder de governador por meio do sufrágio universal. 
A democracia é também uma forma de organização política e social de uma sociedade baseada em direitos civis, políticos e sociais. Uma sociedade democrática é aquela onde as pessoas usufruem de um conjunto de direitos fundamentais como o direito à vida, à liberdade de pensamento e de expressão, entre muitos outros. Além disso, no regime democrático toda pessoa tem o direito de participar politicamente, seja propondo-se como representante, seja elegendo alguém. 
Os direitos de formação de grupos e à dignidade humana também fazem parte desse rol de direitos e por consequência, o respeito aos direitos dos outros constitui os deveres numa sociedade democrática.
No Alto Tietê, os eleitores foram às urnas ontem. Cumpriram uma missão democrática, um direito específico garantido pela constituição, que é o de escolher seus representantes.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias