quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Agência do INSS

13 novembro 2020 - 05h00
O DS vem acompanhando a situação da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Suzano com a reivindicação de reabertura.
Na edição de ontem o DS mostrou que a agência retomou as atividades presenciais. Nesta primeira fase de reabertura, somente os atendimentos agendados previamente serão realizados nas agências, como a avaliação social, reabilitação profissional, cumprimento de exigências e perícia médica. A unidade continua funcionando em horário reduzido, das 7 às 13 horas.
O INSS está ligado diretamente ao governo. É responsável pelos pagamentos das aposentadorias e demais benefícios dos trabalhadores brasileiros que contribuem com a Previdência Social (seguro que garante uma aposentadoria ao contribuinte quando ele para de trabalhar), com exceção dos servidores públicos.
Na manhã de terça-feira (10) o DS foi até o local e o movimento estava tranquilo, sem filas de espera, isso porque, mesmo com a reabertura, a unidade continuará seguindo as medidas sanitárias, incluindo a realização dos atendimentos abaixo da capacidade habitual. Essa medida visa garantir a segurança de segurados e servidores, evitando aglomerações nas agências.
A principal vantagem da contribuição para o INSS é garantir o recebimento de um benefício mensal durante a aposentadoria. Outra vantagem é que o trabalhador que contribui para a Previdência tem direito de receber auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde.
Com base em estudos internos feitos pelo INSS, através de orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto atenderá nas agências apenas a quantidade de segurados que permita o distanciamento seguro entre as pessoas, de acordo com o tamanho (metragem) das instalações. Outra medida adotada pelo órgão é a obrigatoriedade do uso de máscaras para acessar as agências, além da aferição da temperatura corporal. Esse procedimento será feito na porta da unidade, por um servidor que portará termômetro infravermelho, conforme orientações do Ministério da Saúde.
No início do governo Temer, a previdência foi um tema central da série de reformas consideradas fundamentais para a recuperação econômica do Brasil. Apesar de não ter sido concretizada naquele momento, em 2019 foi novamente assunto do governo de Jair Bolsonaro. 
Após quase nove meses de tramitação no Congresso Nacional, a reforma da Previdência foi promulgada e passou a valer para os brasileiros. Em linhas gerais, ela altera regras de concessão e cálculo de aposentadorias e pensões. Para você entender o que vai mudar com a Nova Previdência, primeiro o Politize! te explica o que é previdência social e como ela funciona no Brasil. 
O INSS orienta que os suzanenses cheguem pouco antes do horário marcado, para evitar a formação de filas, e manter o distanciamento mínimo de 1 metro das outras pessoas. E que os cidadãos busquem antes, se possível, informações remotas.