Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 22 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/10/2020
SOUZA ARAUJO
Pmmc Sarampo Outubro
ÚNICCO POÁ
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC OUT ROSA

Agência Nacional de Saúde

19 SET 2020 - 05h00
Reportagem publicada na Agência Brasil ontem mostrou que, entre março e agosto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recebeu 11.123 reclamações de usuários de planos de saúde relacionadas à pandemia. 
O dado faz parte do Boletim Covid-19 divulgado pela agência reguladora, que monitora informações assistenciais e econômico-financeiras do setor durante a pandemia.
Mais da metade (57%) das reclamações diz respeito a dificuldades para realizar exames e tratamento. O boletim mostra ainda que 28% das reclamações tratam de outras assistências afetadas pela pandemia, e 15% são sobre assuntos não assistenciais, como contratos e normas.
A pandemia do coronavírus trouxe muitas dificuldades no atendimento de saúde. As autoridades, sobretudo municipais, fizeram grande esforço na tentativa de atender os pacientes e depois conter o avanço da doença.
O registro de reclamações sobre exames e tratamentos de covid-19, segundo a Agência Nacional de Saúde, atingiu o pico na segunda quinzena de julho, quando a agência recebeu 1.914 queixas. Esse número caiu até a primeira quinzena de agosto, mas voltou a subir na segunda quinzena, quando chegou a 836.
Além das mais de 11 mil reclamações, a ANS recebeu também 15.221 demandas de informações relacionadas à pandemia.
As queixas passam por um processo de mediação de conflitos, permitindo que as operadoras resolvam as irregularidades e evitando a abertura de processos judiciais e administrativos. Segundo a ANS, entre as demandas passíveis de mediação, houve resolutividade de 92%. Se consideradas apenas as reclamações relacionadas à Covid-19, 89,2% foram solucionadas com a mediação de conflitos.
Assim como em junho e julho, a inadimplência dos usuários de plano de saúde ficou em 7% em agosto. Esse percentual é maior para os planos individual/familiar, chegando a 11%. Já para os planos coletivos, a inadimplência é de 5%.
O número geral de queixas protocoladas na agência reguladora em agosto foi de 14.023, abaixo dos 14.965 contabilizados no mês passado. Apesar disso, o número ficou acima do que foi verificado em agosto de 2019, quando houve 11.953 reclamações.
A reportagem da Agência Brasil mostrou também que o valor pago pelos usuários de planos de saúde caiu pelo terceiro mês seguido, chegando a R$ 14,046 bilhões. Já os pagamentos a fornecedores e prestadores de serviço aumentou e atingiu R$ 9,919 bilhões. O cenário fez com que aumentasse a sinistralidade de caixa das operadoras de planos de saúde, que, apesar disso, se mantém abaixo dos níveis históricos.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias