sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Atendimento a distância

03 junho 2022 - 05h00

Nesta semana, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou a portaria que regulamenta o programa Telessaúde Brasil, para atendimentos especializados médicos a distância a municípios localizados em áreas remotas, rurais e indígenas do País.
Telessaúde é um sistema de prestação de serviços de saúde à distância, realizados com ajuda das tecnologias da informação e de comunicação (TICs).
Segundo especialistas, trata-se de uma nova maneira de pensar os processos de saúde, quebrando a barreira da distância a partir do uso das TICs.
Por meio do Telessaúde Brasil, o governo pretende facilitar o acesso a atendimentos pré-clínicos, suporte assistencial, consultas, monitoramento, diagnósticos e acompanhamento médico durante o tratamento ou após procedimentos cirúrgicos.
A portaria, que nos próximos dias deverá ser publicada no Diário Oficial da União, estabelece “critérios, normas e parâmetros para os atendimentos por meio da tecnologia da informação”, seguindo as diretrizes de órgãos competentes como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)”.
A telessaúde tem ajudado a democratizar cada vez mais o acesso à saúde no País, levando-a até mesmo aos lugares mais remotos. Quem mora em cidades pequenas ou ribeirinhas têm dificuldade de receber atendimento especializado, precisando se deslocar para os grandes centros, onde ficam os melhores hospitais e mais bem equipados.
A telessaúde rompe com essa dificuldade, uma vez que permite que eles possam conversar com um especialista à distância — precisando apenas de acesso à internet.
Segundo o governo federal, ninguém duvida da eficiência e da necessidade dos sistemas de saúde e acesso universal fortes e resilientes para superar as emergências de saúde pública que possam aparecer, tanto para doenças transmissíveis como para doenças crônicas.
De acordo com o ministro, a atenção primaria “é o principal nicho para o uso do Telessaúde, uma vez que vai aproximar atenção especializada da atenção primária à saúde, evitando deslocamentos que às vezes são complexos em países de dimensões continentais como o Brasil”.
A ação “será destinada, inicialmente, à estruturação e informatização de unidades Básica de Saúde (UBS) em áreas remotas de 326 municípios do País”. 
Esse projeto também auxiliará na ampliação dos atendimentos a distância, implementando ferramentas como prontuário eletrônico, conexão à internet e sistemas de informação, informou o ministério.
A história da telessaúde no mundo se confunde com a da telemedicina, já que essa área foi a primeira a fazer uso de tecnologias para transmitir informações médicas. 
Nesse sentido, vale citar a invenção do estetoscópio eletrônico, em Londres, no ano de 1910, como um marco para a história da telessaúde.