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Jornal Diário de Suzano - 25/09/2020
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Atendimento ao público

15 NOV 2015 - 07h00

A “desburocratização” dos serviços públicos e a agilidade no atendimento são duas reivindicações antigas, quando o assunto é atendimento nos órgãos administrativos tanto dos governos municipal, estadual e federal.

Geralmente as reclamações são de demora nos atendimentos e da falta de solução para os casos.

A burocracia está em níveis elevados no Brasil, a ponto de interferir na qualidade do serviço público prestado à sociedade, segundo avaliação recente do Ministério do Planejamento.

A dificuldade de abrir uma empresa no País, só para citar um exemplo, provocada pelo excesso de exigências e documentações em todos os níveis de governo, é um sintoma de como a burocracia cria entraves para a economia.

O Brasil é um dos países em que mais se demora para abrir uma empresa. Para começar um negócio são necessárias inúmeras vistorias e alvarás.

Quando o assunto é atender a população de forma direta a preocupação ainda é maior.

No entanto, um serviço eficiente, criado por parte do governo do Estado, vem funcionando bem.

O DS trouxe reportagem que o Poupatempo Suzano atingiu a marca de 2 milhões de atendimentos na última terça-feira, dia 10. A unidade, inaugurada em 7 de janeiro de 2013, realiza em média 2,8 mil atendimentos por dia, cerca de 63 mil por mês.

O órgão mais procurado é o Detran.SP, com 515,3 mil documentos emitidos, responsável por serviços de veículos e a Carteira de Nacional de Habilitação (CNH). Seguido pelo e-poupatempo, que já obteve mais de 304,8 mil acessos para serviços públicos online, como consulta de multas e da Nota Fiscal Paulista, Comprovante de Situação Cadastral do CPF, entre outras.

Os atendimentos do Instituto de Identificação (IIRGD) já superam as 256 solicitações de documentos como Carteira de Identidade (RG) e Atestado de Antecedentes Criminais.

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp - Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 466 milhões de atendimentos. É um serviço que foi reivindicado para Suzano e tem conseguido resultados satisfatórios.

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