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Jornal Diário de Suzano - 14/08/2020
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Atendimento da Ouvidoria

20 JUL 2020 - 23h59
As ouvidorias sãos ferramentas importantíssimas para a população de uma determinada cidade e Estado.
É, sem dúvida, a porta de acesso da população ao governo. Nela, a população solicita a prestação de serviços, registra denúncias, reclamações. 
O cidadão encontra de tudo, de solicitação de serviços, tapa-buracos, poda de árvore a denúncias de irregularidades, falta de médicos, de servidores – denúncias quando há invasões de área pública, ou privada, inclusive.
Assim, as ouvidorias possibilitam aos cidadãos o direito de participar na administração pública de forma direta e indireta, especialmente no que se refere ao acesso a registros administrativos e informações sobre atos de governo; apresentação de reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral ou de denúncias do exercício negligente ou abusivo de cargo, emprego ou função pública. 
São instituídas com a finalidade de viabilizar os direitos dos cidadãos de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivas tratadas adequadamente no âmbito do órgão ou entidade a que pertencem. Sua função é intermediar as relações entre os cidadãos que as demandam e os órgãos ou entidades aos quais pertencem, promovendo a qualidade da comunicação entre eles e a formação de laços de confiança e colaboração mútua.
O DS trouxe, na edição de domingo, reportagem mostrando que a Ouvidoria de Suzano registrou 2.155 solicitações neste primeiro semestre de 2020. 
Ou seja, o trabalho se mantém em operação como uma porta importante para a participação do cidadão na administração.
A reportagem lembrou que o índice reduziu em 141 pedidos, no comparativo com o primeiro semestre de 2019, quando foram contabilizados 2.296 registros.
Das solicitações realizadas neste ano, pedidos a Vigilância Sanitária estão em primeiro. Pelo menos 139 pessoas discaram para a Ouvidoria e solicitaram algo neste setor. No comparativo do ano passado, este mesmo serviço teve apenas 27 solicitações. O aumento deve-se a pandemia da Covid-19.
Limpeza de terreno é o segundo item com mais pedidos neste ano. Foram 134, enquanto no ano passado o mesmo serviço registrou 215. Por fim, o terceiro serviço com mais solicitações foi o de manutenção de via ou área pública, que caiu pela metade. São 124 até o momento, e no ano passado foram 264. Segundo a assessoria, a redução deve-se aos trabalhos de melhorias nos bairros.
São pelo menos 67 tipos diferentes de pedidos que foram realizados. O munícipe pode ligar para a Ouvidoria ou encaminhar e-mail e terá como opção fazer sugestão, elogio, solicitação, reclamação ou denúncia. A assessoria da Prefeitura explica que ao ligar, a pessoa precisa escolher qual das opções a demanda se encaixa. 
É, sem dúvida, importante que o cidadão participe para garantir o seu direito de sugerir e até de reclamar de algum serviço que não vem “andando” bem.

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