quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Atendimento de psicólogos

21 fevereiro 2021 - 05h00

O psicólogo educacional tem a atribuição de estudar e intervir no comportamento humano no contexto da educação. Um de seus principais objetivos é o desenvolvimento de todos aqueles que estão inseridos neste cenário.
Ele é um agente fundamental para proporcionar o desenvolvimento dos estudantes, professores e demais pessoas envolvidas no contexto da escola. Desse modo, as competências do psicólogo vão ao encontro da prevenção, especialmente na melhoria da adaptação dos indivíduos e na promoção do bem-estar e da excelência acadêmica.
Na semana passada, o DS trouxe reportagem mostrando que pelo menos 217 escolas estaduais do Alto Tietê onde estão 143 mil estudantes devem ter à disposição as atividades do “Psicólogos na Educação”, programa que estará presente nas em todo o Estado. 
É um programa importante para garantir atendimento no ambiente escolar marcado por desgastes emocionais por conta da pandemia da Covid-19.
A reportagem do DS mostrou que um total de mil psicólogos estão à disposição para atendimento a alunos, professores e demais profissionais da rede estadual de Educação nos 645 municípios do Estado. As sessões já podem ser agendadas.
Com investimento de cerca de R$ 5 milhões mensais, o novo programa prevê um pacote de 40 mil horas semanais, o equivalente a 160 mil horas mensais de acompanhamento psicológico.
Cada escola terá à disposição entre 2 e 20 horas semanais de atendimento com um psicólogo, dependendo da demanda de cada local. 
Segundo especialistas, os benefícios são muitos. 
O psicólogo tem a capacidade de promover a boa adaptação e potencializar o sucesso dos estudantes, auxiliando-os ao longo do processo de aprendizagem.
A adaptação à escola não é um processo semelhante para todas as crianças e adolescentes, e alguns deles podem passar por algumas complicações durante essa fase. O papel do psicólogo é detectar essas dificuldades e trabalhar para promover o bem-estar e o ajustamento dos estudantes.
A definição da carga horária levará em conta fatores como o número de alunos, de turnos e de ocorrências registradas em cada escola. 
Os atendimentos poderão ocorrer por meio de vídeo chamadas e o agendamento será feito por diretores, vice-diretores e professores coordenadores a partir desta quarta, na Secretaria Escolar Digital (https://sed.educacao.sp.gov.br). 
Não há dúvida de que é fundamental ter essa equipe de psicólogos para apoiar na saúde emocional de nossos profissionais da educação, o que deve refletir diretamente no avanço da aprendizagem dos estudantes.