terça 16 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Atendimento do Samu

06 abril 2021 - 05h00
A grave crise sanitária com a pandemia da Covid-19 fez com que o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aumentasse consideravelmente.
Responsável pelo atendimento pré-hospitalar de um município, o Samu é hoje o principal componente móvel da rede de atenção às urgências. 
Na edição de domingo, o DS trouxe reportagem mostrando que o Samu realizou 3.566 atendimentos em Suzano nos primeiros três meses do ano. 
Sendo assim, a média é de 40 atendimentos prestados por dia, o que representa um aumento de 3,63% que no mesmo período, no ano passado. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde de Suzano. 
Deste número, 1.470 foram para realizar orientações e 2.096 envios de viaturas de suporte básico e avançado, segundo informou o órgão. 
Ainda segundo a pasta, a média era de 37 atendimentos por dia nos primeiros meses de 2020. Foram 3.441 chamados, sendo 1.238 para orientações e 2.203 para envio de viaturas de suporte básico e avançado no município. 
Quanto ao número de ligações recebidas, a Secretaria Municipal de Saúde informou que houve 8.682 em 2020 e 8.750 em 2021, um aumento de 0,78%. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) opera com 3 ambulância de suporte básico e uma de apoio avançado e duas de reserva técnica, totalizando 6 viaturas. Além disso, conta com 85 funcionários de diferentes setores. O Samu pode ser chamado pelo número 192. O serviço atende a população em residência, locais de trabalhos e vias públicas.
O Samu tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.
O Ministério da Saúde informa que vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o Samu 192 é componente fundamental. 
Essa política prioriza os princípios do SUS, com ênfase na construção de redes de atenção integral às urgências regionalizadas e hierarquizadas que permitam a organização da atenção, com o objetivo de garantir a universalidade do acesso, a equidade na alocação de recursos e a integralidade na atenção prestada.
O Samu 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúnem médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.
É importante reconhecer que o trabalho dos profissionais do Samu são muito importantes para garantir o socorro aos que precisam, sobretudo nesta época de pandemia.