Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 27 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pmmc Sarampo
ÚNICCO POÁ

Avaliação de cursos

23 DEZ 2015 - 07h00

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

É um instrumento importante para garantir, sobretudo, a qualidade dos cursos superiores em todo o País. O DS traz na edição de hoje reportagem mostrando a situação e notas das faculdades e universidades da região.

O Enade é realizado por amostragem e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/MEC constitui a amostra dos participantes a partir da inscrição, na própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova.

Ontem, o Inep publicou no Diário Oficial da União as notas dos cursos superiores no Enade 2014.

O objetivo do exame foi avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências.

A nota do Enade será critério para acesso do aluno à pós-graduação. O resultado é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de Ensino Superior. Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, não existe um desempenho obrigatório aos alunos.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o exame passará por um processo de aprimoramento em 2016.

Entre as novidades está a inserção da nota do exame no currículo do aluno, de forma que possa contar como critério para acesso à pós-graduação.

Outra mudança para o ano que vem é a implantação do Enade Digital, para a aplicação da prova, e um mecanismo de avaliação mais preciso do desempenho da instituição na formação dos alunos. Serão incorporadas à nota final a taxa de desistência (estudantes que abandonaram o curso) e a evolução de desempenho, que compara a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de ingresso na instituição, com a do Enade, na conclusão do curso.

Os resultados do Enade devem servir como estratégia para melhorar os níveis de ensino superior, tanto na região do Alto Tietê, como em todo o País.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias