terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Bolsa do Povo

31 outubro 2021 - 05h00

Os programas de geração de renda são muito importantes. Em síntese, os benefícios sociais no Brasil contribuem com a economia, uma vez que possibilitam que as pessoas mais pobres possam se alimentar dignamente ou obterem descontos em viagens (como no caso da Carteira do Idoso). Além disso, é graças a alguns benefícios que a desigualdade e o abismo entre os ricos e pobres é um pouco minimizada e auxilia que as pessoas mais simples possam viver com um pouco mais de conforto e dignidade.
Na semana passada, em São Paulo, o Bolsa do Povo passou a enviar aos beneficiários cartões que podem ser usados para compras em estabelecimentos, na função débito, ou para realizar saques em dinheiro, em terminais de autoatendimento do Banco do Brasil.
Dos mais de 216 mil cartões enviados pela Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo –, responsável pela operacionalização do programa, 54 mil, cerca de 25%, não chegaram aos destinatários por problemas no endereço cadastrado.
Por isso, é importante que todo cidadão que tenha direito aos benefícios mantenha seu endereço completo atualizado, acessando o portal do Bolsa do Povo (www.bolsadopovo.sp.gov.br). Quem não tiver acesso à internet, pode procurar um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) para atualização cadastral. Para os endereços em áreas restritas de entrega, o cartão fica disponível na agência dos Correios mais próxima por 20 dias. Outra alternativa é indicar no cadastro outro endereço, que seja atendido pelos Correios.
Especialistas afirmam que, no contexto atual do Brasil, benefícios sociais têm maior poder para redução da pobreza. Contudo, a superação definitiva da pobreza exigirá mais que transferências de renda.
Em São Paulo, a Prodesp tem trabalhado no aprimoramento do atendimento às pessoas que utilizam o programa Bolsa do Povo para agilizar ainda mais o repasse dos benefícios.
Os beneficiários do Bolsa do Povo que receberam os cartões podem contar com a praticidade do desbloqueio no site oficial do programa, sem precisar entrar em contato com a central de atendimento, pelo telefone. Até o fim deste ano, cerca de 370 mil cartões serão destinados aos cidadãos atendidos.
Nesse momento do País em que a situação é preocupante por conta da pandemia, os programas sociais são, sem dúvida, muito importantes para garantir um importante auxílio às pessoas carentes.