quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Campanha de vacinação

23 abril 2018 - 23h59
Especialistas chamam atenção para a importância da vacinação contra a gripe, iniciada ontem, em todo o País. 
No Alto Tietê, a campanha também começou. A vacinação tem o objetivo de proteger toda a população contra as formas graves da infecção provocada pelo vírus Influenza. 
Este patógeno é facilmente transmitido por meio de secreções das vias respiratórias (ao falar, tossir ou espirrar) e por meio do contato de objetos contaminados com a boca, olhos e nariz.
Com a chegada do clima mais frio, a necessidade de adesão à vacinação é redobrada. A estação mais fria do ano favorece a circulação do Influenza, que pode causar inúmeras vítimas. Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 54 mil pessoas foram hospitalizadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 2016, sendo 12 mil por influenza. No mesmo período, foram notificados 2.220 óbitos, sendo São Paulo o estado com o maior número de vítimas (851).
É verdade também que os mitos e boatos sobre a imunização contra a gripe dificultam, e muito, o alcance da cobertura vacinal desejada. Muitas pessoas acreditam, por exemplo, que a vacina faz com que a pessoa fique gripada. Isso não é verdade. Pelo contrário, ela previne infecções e pode salvar vidas.
Em Suzano, a campanha de vacinação contra a gripe trata da imunização de todos os grupos com maior vulnerabilidade ao vírus Influenza, causador da gripe. 
A princípio serão vacinados os trabalhadores da área da saúde, indígenas e pessoas com mais de 60 anos. A partir do dia 2 de maio serão imunizadas crianças com até 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres com parto recente de até 45 dias). Pessoas com doenças crônicas, profissionais da educação e pessoas encarceradas serão priorizadas a partir do dia 9 de maio. 
A Secretaria Municipal de Saúde informou que pretende imunizar cerca de 90% do público-alvo nesta etapa da campanha. A meta é vacinar cerca de 74,1 mil pessoas dos grupos prioritários. A vacina estará disponível nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O horário de vacinação será entre 8 e 15h30.
A princípio, 32 mil doses da vacina estarão disponíveis, os estoques serão repostos mediante a procura da população nos postos de saúde. 
O trabalho da campanha de vacinação tem como objetivo a prevenção de casos de gripe H1N1 e demais variantes do vírus Influenza. Os casos nos hospitais públicos são tratados de acordo, e a prevenção se faz com a assepsia dos ambientes. 
De acordo a Secretaria Municipal de Saúde, nesta época do ano, o número de pacientes no Pronto Socorro (PS) Adulto e Infantil aumenta cerca de 50% em virtude da gripe. Vale destacar que o 'Dia D' de vacinação será realizado no dia 12 de maio (sábado), nos postos de vacinação das 8 às 17 horas. 
A campanha tem previsão de encerramento em 1º de junho.
O importante, nesse período, é tentar proteger o maior número de pessoas para que a campanha seja realmente um sucesso.