Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Logo de aniversário de 60 anos
domingo 16 de maio de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/05/2021
CHECK UP - PÓS COVID

Cartão do transporte público

28 AGO 2016 - 08h00

Facilitar a vida do passageiro nos diferentes meios de transporte em sido a tônica a ser perseguida pelas autoridades da área.

A implentação de cartões “facilitadores” para garantir o uso maior do transporte com menor custo é adotada por municípios do Estado de São Paulo.

Na semana passada, o DS publicou matéria mostrando que a Prefeitura de Poá, por meio do convênio entre a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana e a empresa Radial – permissionária do transporte público -, está com inscrições para munícipes solicitarem o ‘COM POÁ’ (Cartão de Ônibus Municipal).

O benefício é importante porque garante acesso direito aos passageiros.

O bilhete de Poá dá ao usuário o benefício de usar duas linhas pagando apenas uma tarifa no período de 60 minutos.

Os interessados podem fazer a solicitação no Espaço Radial Poá, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas.

A integração de tarifa é realizada em quatro linhas de ônibus sempre em um único sentido e será concedida somente ao portador do cartão de integração ‘COM Poá’, não sendo estendido aos usuários do cartão VT (Vale Transporte) e nem ao cartão Escolar. O ‘COM Poá’ poderá ser utilizado por mais de uma pessoa (na sequência), mas só a última pessoa terá direito à integração de tarifa.

O benefício não é válido para passagem paga em dinheiro, somente com o cartão ‘COM Poá’ dentro do período de 60 minutos. Para obter o cartão é necessário comparecer ao Espaço Radial Poá, portando a Ficha de Cadastro preenchida e assinada, além de levar cópia do RG e do comprovante de residência (conta de luz ou de telefone recente). No momento da primeira compra do cartão integração será exigida a carga mínima de dez tarifas, que é de R$ 38 e não será necessário novas recargas.

Ocorrendo a perda, roubo ou extravio do cartão será necessário entrar em contato com o Espaço Radial Poá e solicitar o bloqueio e a segunda via do cartão.

A facilitação no transporte é uma meta a ser cumprida pelas administrações. Somente com o transporte de qualidade, a quantidade de carros nas ruas deverá diminuir e, por tabela, reduzir a emissão da poluição no ar.

O exemplo de Poá pode ser seguido por outras cidades que vêm tentando melhorar os acessos de usuários do transporte.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias