quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Chuva e produção rural

17 fevereiro 2020 - 23h59
As fortes chuvas também atingem o setor rural de Suzano e região. Na semana passada, o DS trouxe reportagem mostrando que os produtores rurais contabilizam as perdas nas plantações por conta das chuvas dos últimos dias. Agricultores da cidade estimam um prejuízo entre 30% e 40% em suas hortas devido ao encharcamento do solo. 
Para garantir a produtividade da lavoura e a rentabilidade do negócio, também é muito importante levar em consideração as características climáticas da região em que será realizado o cultivo, segundo informação de especialistas.
Eles dizem que no geral, cada espécie de vegetal necessita de uma determinada quantidade de água e se desenvolve melhor em temperaturas específicas.
Assim, quando cultivada em condições climáticas adequadas, ela tende a produzir mais. 
É o caso das plantas de soja, por exemplo, que encontram excelentes condições para o seu desenvolvimento no clima quente e seco da região do centro-oeste do Brasil.
Apesar de existirem técnicas para mitigar os efeitos do clima na plantação, tais como a utilização de sementes híbridas e o cultivo em estufas, na maioria das vezes, tais recursos têm um custo elevado e o investimento inicial nem sempre é tão vantajoso, sobretudo para o pequeno e médio produtor rural.
Desse modo, para otimizar a produção, é essencial conhecer as condições climáticas do local antes de realizar o plantio de qualquer cultura. 
Segundo produtores ouvidos pelo DS, os principais alimentos afetados com a grande quantidade de chuva são as folhosas, como coentro, salsa e o almeirão. Há produtores tentando recuperar parte das hortaliças para não ter a perda total dos alimentos. 
Os produtores ouvidos pelo DS estimam que vai demorar mais ou menos uns 10 dias para recuperar (a plantação). 
Quando chove é uma preocupação dos agricultores. 
Se estraga a verdura quando está quase no ponto de colher, os agricultores tentam utilizar mais bactericida e adubo. 
É, sem dúvida, um investimento a mais que muitos produtores não têm como bancar. 
As chuvas atrapalham na questão da manutenção das hortas. Fazem o mato ao redor das plantações crescerem antes das verduras. O problema é ter de realizar serviço de manutenção, como tirar o mato e cuidar da verdura com mais frequência.
As expectativas dos produtores é de que as chuvas possam dar uma tréga para que não aumente os prejuízos causados até agora.
Cada produtor vem realizando trabalho preventivo, principalmente, em Suzano, onde a maior parte do Cinturão Verde do Alto Tietê está na cidade.