quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Combate ao trabalho infantil

14 agosto 2018 - 23h59
O trabalho infantil é um grave problema social nos países pobres ou em desenvolvimento. 
Especialistas afirmam que a estimativa é de que no Brasil, um País em desenvolvimento econômico e social, cerca de 5 milhões de jovens entre 5 e 17 anos trabalhem. 
É menor de idade no País quem não completou 18 anos. Porém, a lei determina que a idade mínima para ingressar no mercado de trabalho seja de 14 anos de idade, salvo na condição de aprendiz.
Em Suzano, o trabalho de combate ao trabalho infantil vem sendo desenvolvido com ações importantes.
O DS trouxe na edição de ontem reportagem mostrando que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Cidade Boa Vista, localizado na região norte de Suzano, deu início a mais uma jornada do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). 
No primeiro dia houve caminhada e panfletagem nas ruas do bairro, para orientar a população a participar das atividades a serem realizadas no Cras Boa Vista, localizado na avenida Katsutoshi Naito, 957, no Sesc.
A iniciativa tem como objetivo principal envolver a comunidade e as famílias atendidas pela unidade, pelo Centro Cultural Boa Vista e pelo Programa de Esporte e Lazer na Comunidade (Pelc) para a reflexão sobre a importância da infância, do combate ao trabalho infantil e da efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
Pelo País, o trabalho de combate também é reforçado. O Ministério do Desenvolvimento Social implantou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Três eixos básicos conduzem a assistência social do Programa: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças/adolescentes até 16 anos e acompanhamento familiar por meio do Centro de Referência de Assistência Social ( Cras) ou do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Outras ferramentas também fazem parte do trabalho, como o Bolsa Família e a Proteção Social Básica. Além do trabalho promovido pelo Estado, algumas Organizações não-governamentais (ONGs) focalizam suas atividades para acabar com o trabalho infantil.
Em Suzano, para esta semana, também estão programadas outras atividades no Cras do Boa Vista, como grupos de ginástica, dança, xadrez, teatro e desenho, grupos de ritmo e capoeira.
Esta é a terceira mobilização promovida no município em prol do Peti, que teve início em junho deste ano. 
As etapas anteriores foram realizadas no Parque Residencial Casa Branca e no Jardim Gardênia Azul. A próxima ocorrerá no distrito de Palmeiras, entre os dias 20 e 24 de agosto, e outras duas semanas de ações ainda serão confirmadas e agendadas.
A exploração do trabalho infantil é um fenômeno complexo e de causas múltiplas. Por isso, é fundamental que a sociedade se una para combater esse tipo de atividade. É preciso proteger as crianças.