sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Combate às chuvas

05 dezembro 2017 - 05h00
Os municípios do Alto Tietê estão se preparando para enfrentar o período de chuvas. Começaram a implementar operação para tentar amenizar e até evitar enchentes e inundações, muito comuns nesta época do ano.
Ontem, o governo do Estado, que também colabora com os municípios, sempre que necessário decidiu lançar, por meio da Defesa Civil, a “Operação Chuvas de Verão”, que se estende até 31 de março de 2018. 
Não há dúvida que esta operação pode contribuir de forma direta para preservar vidas e reduzir danos humanos, materiais e ambientais, principalmente no período de chuvas que se aproxima.
Durante a “Operação Chuvas de Verão” são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), específicos para escorregamentos e inundações, com o objetivo de prevenir e mitigar os impactos associados aos eventos típicos do período chuvoso.
Ao todo, serão operacionalizados oito planos preventivos, que abrangem os 175 municípios mais vulneráveis do Estado, sendo um específico para inundações (Vale do Ribeira) e sete para escorregamentos (Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, Região de Campinas, Região de Sorocaba e Região de Itapeva).
Os municípios serão monitorados e assistidos pela Defesa Civil Estadual. Para preparar os agentes municipais que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs) são realizadas Oficinas Preparatórias para a Operação Chuvas de Verão.
As oficinas funcionam como treinamento das práticas preventivas e operacionais para minimizar os efeitos de eventos como deslizamento de terra e inundações. Desde 2015, no mesmo período, ocorre a atuação conjunta de diferentes agências do Estado e município de São Paulo no Centro Integrado de Comando e Controle – CICC (Rua Jorge Miranda, 568, São Paulo/SP).
Essa integração tem como objetivo a consolidação de forma integrada de um sistema de preparação e resposta a eventos adversos, decorrentes dos fenômenos naturais típicos do período de verão, visando, assim, a otimização e integração dos trabalhos para obtenção da maior eficácia e produtividade dos recursos humanos e materiais.
Desde o dia 16 de novembro, todos os usuários de celular do Estado de São Paulo estão recebendo gradativamente uma mensagem SMS informando sobre a ativação do sistema. Para se cadastrar, a pessoa só precisa responder essa mensagem com o número do CEP de interesse. Com isso, o cidadão passa a receber alertas sempre que a Defesa Civil identificar uma probabilidade de risco mais severa na área que abrange o CEP indicado.
O cadastramento poderá ser feito a qualquer tempo, mesmo que a pessoa não receba a mensagem inicial. Basta enviar um SMS para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse. Para cadastrar mais de um CEP, é necessário enviar uma mensagem por vez. Não há limite para a quantidade de CEPs que podem ser cadastrados. É importante que as operações de combate à enchente venham garantir segurança nesse período do ano.