quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Comércio fechado

09 março 2021 - 05h00
O final de semana terminou com o grande teste sobre as novas determinações do Estado sobre a fase vermelha.
Apenas os serviços essenciais puderam abrir as portas.
O DS traz na edição de hoje um balanço da situação em Suzano.
O comércio no final de semana e ontem, primeira segunda-feira após as restrições, estava praticamente fechado. Houve, por parte da maioria, respeito em torno das novas determinações.
Os problemas foram os comércios que decidiram desafiar as determinações.
Só para se ter uma ideia, a operação promovida pela Prefeitura de Suzano com o objetivo de fazer cumprir as medidas mais restritivas previstas na Fase 1 – Vermelha do Plano São Paulo, como forma de conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), resultou na emissão de notificações e fechamento de 42 estabelecimentos comerciais da cidade, entre bares, tabacarias, adegas, padarias e restaurantes, da noite de sexta-feira (05/03) à madrugada deste domingo (07/03). O DS traz a reportagem completa na edição de hoje. 
Em todo o Estado, as ações de fiscalização ocorreram em diversos pontos de São Paulo para evitar possíveis aglomerações, festas clandestinas e pancadões. Com todas as regiões do Estado incluídas na fase vermelha do Plano São Paulo, o reforço da fiscalização tem como objetivo evitar a propagação do novo coronavírus.
Entre a noite de sexta e a madrugada deste domingo, a Vigilância Sanitária estadual inspecionou pelo menos 97 estabelecimentos na capital por descumprimento das normas de funcionamento e de circulação em todas as regiões da cidade. Foram autuados 15 locais devido a aglomerações e funcionamento em desacordo com as normas.
As equipes do Procon-SP, por sua vez, vistoriaram 158 locais e autuaram 15 deles por descumprimento das normas em todo o Estado.
Desde a última sexta-feira (26), os órgãos de fiscalização do governo do Estado tem intensificado as ações para cumprimento ao toque de restrição e, a partir da zero hora deste sábado, ampliou ainda mais estas ações diante da regressão de todo estado à fase vermelha do Plano São Paulo.
O cidadão pode denunciar festas clandestinas e funcionamento irregular de serviços não-essenciais pelo telefone 0800-771-3541 e também pelo site do Procon-SP www.procon.sp.gov.br ou Centro de Vigilância Sanitária secretarias@cvs.saude.sp.gov.br.
Nas cidades da região, a fiscalização também vai acontecer. Na semana passada, o comércio de Suzano emitiu um manifesto em protesto ao fechamento do comércio.
A manifestação não surtiu efeito porque o decreto é estadual e as prefeituras das cidades da região seguem as determinações.
O certo é que será importante ter consciência neste momento em que os casos da Covid-19 crescem novamente nas cidades da região e do Estado.